A simulação virtual no adestramento dos Grupos de Artilharia de Campanha e sua contribuição para o desenvolvimento de capacidades operativas no Exército Brasileiro

Este trabalho tem por finalidade descrever as contribuições do processo de adestramento dos Grupos de Artilharia de Campanha (GAC), utilizando-se da simulação virtual para o desenvolvimento das capacidades operativas inerentes ao apoio de fogo, necessárias à geração de força no Exército Brasil...

Full description

Main Author: Pereira, Victor Almeida
Other Authors: Farias Junior, Jairo Luiz Fremdling
Format: Monografia
Language: pt_BR
Published: 2022
Subjects:
Online Access: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10104
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Summary: Este trabalho tem por finalidade descrever as contribuições do processo de adestramento dos Grupos de Artilharia de Campanha (GAC), utilizando-se da simulação virtual para o desenvolvimento das capacidades operativas inerentes ao apoio de fogo, necessárias à geração de força no Exército Brasileiro. Nesse sentido, buscou-se verificar de que maneira os exercícios de adestramento com uso da simulação virtual nos SIMAF contribuíram para o desenvolvimento de capacidades operativas do apoio de fogo pelos GAC. Para isso, apresentou-se, inicialmente, o processo de planejamento baseado em capacidades (PBC) e os aspectos inerentes ao adestramento, dentro do acrônimo DOAMEPI, destacando-se as capacidades operativas (CO) da Artilharia de Campanha necessárias à geração de força do Poder Militar, no contexto da atual Política Nacional de Defesa (PND). Em seguida, caracterizou-se o Sistema de Instrução Militar do Exército (SIMEB), com ênfase nos aspectos referentes à Artilharia de Campanha. Posteriomente, foram apresentadas as generalidades da simulação virtual no Exército Brasileiro, com destaque para o emprego dessa ferramenta na Artilharia de Campanha. Em capítulo subsequente, apresentou-se a metodologia de simulação virtual aplicada pelos SIMAF no adestramento dos GAC, no decorrer do ano de 2020. Por fim, foram discutidas as contribuições da metodologia empregada nos exercícios de simulação para o aprimoramento das capacidades operativas dos GAC, baseando-se nas percepções de integrantes da tropa adestrada, de instrutores dos SIMAF e, finalmente, nos relatórios de exercício de simulação, obtendo-se assim uma resposta ao problema proposto pela referida pesquisa. ____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper aims to describe the contributions of the training process of the Field Artillery Groups (GAC), using virtual simulation, in the development of the operational capabilities inherent to fire support, necessary for the generation of force in the Brazilian Army. In this context, this research sought to verify how the training exercises with the use of virtual simulation in SIMAF contributed to the improvement of the fire support operational capabilities by the GAC. Initially, to answer the research problem, the capability-based planning (PBC) process and the aspects inherent to training were presented, within the acronym DOAMEPI, highlighting the operational capabilities (CO) of the Field Artillery necessary for the generation of force, in the context of the current National Defense Policy (PND). Then, the Army's Military Instruction System (SIMEB) was characterized, with emphasis on aspects related to Field Artillery. Later, the generalities of virtual simulation in the Brazilian Army were presented, with emphasis on the use of this tool in Field Artillery. In a subsequent chapter, the virtual simulation methodology applied by the SIMAF in the training of the GAC during 2020 was presented. Finally, the contributions of the methodology used in the simulation exercises to improve the operational capabilities of the GAC were discussed, based on the perceptions of members of the trained troops, SIMAF instructors and on the simulation exercise reports. The analysis of these aspects permitted the formulation of an answer to the problem proposed by the referred research.