Os reflexos da Missão Militar Francesa na atual formação do sargento de carreira do Exército Brasileiro

No início do século XX, o Exército Brasileiro encontrava-se com uma série de óbices que comprometiam sua missão institucional, razão pela qual seus comandantes concluíram sobre a necessidade da modernização da Força Terrestre Brasileira. Um desses óbices era o ensino militar, incluindo a forma...

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Main Author: Santos, Ramiro Dutra dos
Other Authors: Hennemann, Norberto Vilas Bôas
Format: Monografia
Language: pt_BR
Published: 2022
Subjects:
Online Access: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10117
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Summary: No início do século XX, o Exército Brasileiro encontrava-se com uma série de óbices que comprometiam sua missão institucional, razão pela qual seus comandantes concluíram sobre a necessidade da modernização da Força Terrestre Brasileira. Um desses óbices era o ensino militar, incluindo a formação de sargentos, que demandava uma reformulação para as reais necessidades de uma força armada profissional, em contraponto ao ensino excessivamente técnico-científico que vigorava na época. Com isso, o governo brasileiro, após calorosas discussões políticas, resolveu contratar uma missão militar estrangeira para instruir o seu Exército, sendo a França o país escolhido, principalmente pelas afinidades históricas e por ter sido vencedora da primeira Grande Guerra. A Missão Militar Francesa contratada em 1919, cujo Chefe era assistente técnico do Estado-Maior do Exército, deu início à atualização das concepções doutrinárias no âmbito da Força Terrestre, atuando principalmente nas escolas militares, até 1940. Ao longo de vinte anos, com mais de uma centena de instrutores, provocou inúmeras transformações nessas escolas, impactando a formação de gerações de oficiais e sargentos. Nesse contexto, o presente trabalho buscou estudar a influência da Missão Militar Francesa na formação dos sargentos do Exército Brasileiro, verificando, à luz da metodologia pedagógica de ensino, quais marcas dessa missão estrangeira repercutem na atualidade. O resultado dessa pesquisa mostrou que existem diversos reflexos na atual formação dos sargentos, particularmente na Escola de Sargento das Armas. Em suma, foi verificado que várias das práticas implementadas, apesar do tempo transcorrido, continuam a existir, mostrando como a influência francesa permaneceu no cotidiano escolar da caserna. Assim sendo, espera-se que o presente trabalho contribua com o estímulo pela busca das origens e influências da Missão Militar Francesa no Âmbito da Força Terrestre, sobretudo na formação das praças. ________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT At the beginning of the 20th century, the Brazilian Army was faced with a series of obstacles that compromised its institutional mission, so its commanders concluded that a broad modernization was needed. One of these obstacles was military education, including the formation of sergeants, which needed to be reformulated to meet the demands of a professional armed force, in contrast to the technical-scientific education that was in force at the time. Thus, the Brazilian government, after heated political discussions, decided to hire a foreign military mission to instruct its army. For this purpose, France was the chosen country, mainly because of its historical affinities and for having won the First World War. The French Military Mission hired in 1919, whose Chief was a technical assistant to the Army, began updating the doctrinal concepts within the scope of the Brazilian army, working mainly in military schools, until 1940. Over twenty years, with more than a hundred instructors, it caused countless changes in these schools, impacting the training of generations of officers and sergeants. In this context, the present work sought to study the influence of the French Military Mission in the formation of sergeants in the Brazilian Army, verifying, according to the pedagogical teaching methodology, which marks of this foreign mission have repercussions today. The result of this research showed that there are several effects on the current formation of sergeants, particularly in the Sergeants School. In short, it was verified that several of the implemented practices, despite the time elapsed, continue to exist, showing how the French influence remained in the daily life of military schools. Therefore, it is expected that this work contributes to the stimulus for the search for the origins and influences of the French Military Mission in the Scope of Land Force, especially in the training of sergeants.