Os reflexos da Missão Militar Francesa na atual formação do sargento de carreira do Exército Brasileiro
No início do século XX, o Exército Brasileiro encontrava-se com uma série de óbices que comprometiam sua missão institucional, razão pela qual seus comandantes concluíram sobre a necessidade da modernização da Força Terrestre Brasileira. Um desses óbices era o ensino militar, incluindo a forma...
Main Author: | Santos, Ramiro Dutra dos |
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Other Authors: | Hennemann, Norberto Vilas Bôas |
Format: | Monografia |
Language: | pt_BR |
Published: |
2022
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Subjects: | |
Online Access: |
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10117 |
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Summary: |
No início do século XX, o Exército Brasileiro encontrava-se com uma série de óbices
que comprometiam sua missão institucional, razão pela qual seus comandantes
concluíram sobre a necessidade da modernização da Força Terrestre Brasileira. Um
desses óbices era o ensino militar, incluindo a formação de sargentos, que
demandava uma reformulação para as reais necessidades de uma força armada
profissional, em contraponto ao ensino excessivamente técnico-científico que
vigorava na época. Com isso, o governo brasileiro, após calorosas discussões
políticas, resolveu contratar uma missão militar estrangeira para instruir o seu
Exército, sendo a França o país escolhido, principalmente pelas afinidades históricas
e por ter sido vencedora da primeira Grande Guerra. A Missão Militar Francesa
contratada em 1919, cujo Chefe era assistente técnico do Estado-Maior do Exército,
deu início à atualização das concepções doutrinárias no âmbito da Força Terrestre,
atuando principalmente nas escolas militares, até 1940. Ao longo de vinte anos, com
mais de uma centena de instrutores, provocou inúmeras transformações nessas
escolas, impactando a formação de gerações de oficiais e sargentos. Nesse contexto,
o presente trabalho buscou estudar a influência da Missão Militar Francesa na
formação dos sargentos do Exército Brasileiro, verificando, à luz da metodologia
pedagógica de ensino, quais marcas dessa missão estrangeira repercutem na
atualidade. O resultado dessa pesquisa mostrou que existem diversos reflexos na
atual formação dos sargentos, particularmente na Escola de Sargento das Armas. Em
suma, foi verificado que várias das práticas implementadas, apesar do tempo
transcorrido, continuam a existir, mostrando como a influência francesa permaneceu
no cotidiano escolar da caserna. Assim sendo, espera-se que o presente trabalho
contribua com o estímulo pela busca das origens e influências da Missão Militar
Francesa no Âmbito da Força Terrestre, sobretudo na formação das praças. ________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT At the beginning of the 20th century, the Brazilian Army was faced with a series of
obstacles that compromised its institutional mission, so its commanders concluded that
a broad modernization was needed. One of these obstacles was military education,
including the formation of sergeants, which needed to be reformulated to meet the
demands of a professional armed force, in contrast to the technical-scientific education
that was in force at the time. Thus, the Brazilian government, after heated political
discussions, decided to hire a foreign military mission to instruct its army. For this
purpose, France was the chosen country, mainly because of its historical affinities and
for having won the First World War. The French Military Mission hired in 1919, whose
Chief was a technical assistant to the Army, began updating the doctrinal concepts
within the scope of the Brazilian army, working mainly in military schools, until 1940.
Over twenty years, with more than a hundred instructors, it caused countless changes
in these schools, impacting the training of generations of officers and sergeants. In this
context, the present work sought to study the influence of the French Military Mission
in the formation of sergeants in the Brazilian Army, verifying, according to the
pedagogical teaching methodology, which marks of this foreign mission have
repercussions today. The result of this research showed that there are several effects
on the current formation of sergeants, particularly in the Sergeants School. In short, it
was verified that several of the implemented practices, despite the time elapsed,
continue to exist, showing how the French influence remained in the daily life of military
schools. Therefore, it is expected that this work contributes to the stimulus for the
search for the origins and influences of the French Military Mission in the Scope of
Land Force, especially in the training of sergeants. |
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