Capacitação em cibernética : os desafios do processo de seleção e formação de oficiais do exército brasileiro para o enfrentamento das demandas da guerra cibernética

A avaliação contínua do processo de capacitação fornece ao sistema de ensino as informações necessárias para o aperfeiçoamento dos cursos. O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de seleção e formação dos profissionais de Guerra Cibernética do Exército Brasileiro, a fim de levantar os d...

Full description

Main Author: Henriques, Henrique de Queiroz
Other Authors: Oliveira, Marcos Aurélio Guedes de
Format: Dissertação
Language: pt_BR
Published: 2022
Subjects:
Online Access: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10199
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: A avaliação contínua do processo de capacitação fornece ao sistema de ensino as informações necessárias para o aperfeiçoamento dos cursos. O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de seleção e formação dos profissionais de Guerra Cibernética do Exército Brasileiro, a fim de levantar os desafios/problemas enfrentados pela escola de formação em Cibernética do Exército Brasileiro, para que seus formandos sejam capazes de enfrentar as demandas do espaço cibernético. O trabalho realizado utilizou o estudo de caso descritivo, exploratório e documental com uma abordagem qualitativa. O estudo teve seu foco na análise das experiências vividas por alunos e instrutores do Curso de Guerra Cibernética, do Centro de Instrução de Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro (CIGE). Para isso, foi realizada uma pesquisa documental para a construção de um referencial teórico que permitisse o entendimento dos conceitos que envolvem a capacitação militar, o ciberespaço e a guerra cibernética. Após a construção teórica, foi realizada uma abordagem exploratória do caso do Exército Brasileiro, com variada fonte de coleta de dados, como legislação do curso ministrado, perfil profissiográfico esperado dos concluintes, pré-requisitos para ingresso nos cursos, questionários para alunos recém-egressos, entrevistas de agentes envolvidos no processo de formação e de chefes e/ou comandantes de Organizações Militares (OM) que receberam esses recursos humanos formados pelo CIGE. A hipótese levantada foi a de que o atual processo de seleção e formação de Oficiais Guerreiros Cibernético no CIGE não atende a demanda de capacidades que o Exército Brasileiro necessita para o enfrentamento dos desafios impostos pela Nova Guerra do ambiente cibernético. Por fim, após a análise dos dados coletados foi possível identificar os óbices e desafios enfrentados pelo CIGE, necessitando um maior detalhamento dos perfis necessários para cada atividade cibernética, uma maior prioridade na seleção e movimentação dos recursos humanos formados, assim como uma estruturação de um itinerário formativo que contemple desde os bancos escolares mais básicos da força até o Operador de Cibernética nas OM especializadas. Assim este trabalho serviu como base para estudos futuros mais amplos, como a modificação do sistema de seleção dos novos operadores de cibernética, mudança na grade curricular do curso ou mesmo a adequação de conteúdos e aperfeiçoamento do processo gestão de talentos, equiparando o poder cibernético brasileiro com os principais exércitos do Sistema Internacional. __________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The continuous evaluation of the training process provides the necessary information for the system to improve the courses. The objective of this research was to analyze the process of selection and training of Cyber Warfare professionals in the Brazilian Army, to raise the challenges/problems faced by the Cyber School of Brazilian Army so that its graduates are able to face the demands of cyberspace. The work was carried out using a descriptive, exploratory, and documentary study case with a qualitative approach. The study focused on the analysis of the experiences lived by students and instructors of the Cyber Warfare Course, at the Brazilian Army's Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE). For this, documental research was carried out to build a theoretical framework that would allow the understanding of the concepts that involve military training, cyberspace, and cyber warfare. After theoretical construction, an exploratory approach to the case of the Brazilian Army was carried out, with a variety of data collection sources, such as legislation of the course, professional profile expected of graduates, prerequisites for admission to courses, questionnaires for recent graduates, interviews with agents involved in the training process and with heads and/or commanders of Military Organizations who received these resources trained by CIGE. The hypothesis raised was that the current process of training Cyber Warrior Officers at CIGE does not meet the demand for capabilities that the Brazilian Army needs to face the challenges imposed by the New War of the cyber environment. Finally, after analyzing the collected data, it was possible to identify the problems on Cyber Warfare Course faced by CIGE, requiring greater detailing of the necessary profiles for each cyber activity, a higher priority in the selection and movement of trained resources, as well as structuring of a training itinerary ranging from the most basic school benches in force to the Cybernetics Operator in specialized organizations. Thus, this work served as the basis for broader future studies, such as modifying the selection system for new cybernetics operators, changing the course curriculum, or even adapting the contents and improving the talent management process, making the Brazilian Cybernetic Power equal with the main armies of the International System.