Capacitação em cibernética : os desafios do processo de seleção e formação de oficiais do exército brasileiro para o enfrentamento das demandas da guerra cibernética
A avaliação contínua do processo de capacitação fornece ao sistema de ensino as informações necessárias para o aperfeiçoamento dos cursos. O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de seleção e formação dos profissionais de Guerra Cibernética do Exército Brasileiro, a fim de levantar os d...
Main Author: | Henriques, Henrique de Queiroz |
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Other Authors: | Oliveira, Marcos Aurélio Guedes de |
Format: | Dissertação |
Language: | pt_BR |
Published: |
2022
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Subjects: | |
Online Access: |
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10199 |
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Summary: |
A avaliação contínua do processo de capacitação fornece ao sistema de ensino as
informações necessárias para o aperfeiçoamento dos cursos. O objetivo desta
pesquisa foi analisar o processo de seleção e formação dos profissionais de Guerra
Cibernética do Exército Brasileiro, a fim de levantar os desafios/problemas
enfrentados pela escola de formação em Cibernética do Exército Brasileiro, para que
seus formandos sejam capazes de enfrentar as demandas do espaço cibernético. O
trabalho realizado utilizou o estudo de caso descritivo, exploratório e documental com
uma abordagem qualitativa. O estudo teve seu foco na análise das experiências
vividas por alunos e instrutores do Curso de Guerra Cibernética, do Centro de
Instrução de Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro (CIGE). Para isso, foi realizada
uma pesquisa documental para a construção de um referencial teórico que permitisse
o entendimento dos conceitos que envolvem a capacitação militar, o ciberespaço e a
guerra cibernética. Após a construção teórica, foi realizada uma abordagem
exploratória do caso do Exército Brasileiro, com variada fonte de coleta de dados,
como legislação do curso ministrado, perfil profissiográfico esperado dos concluintes,
pré-requisitos para ingresso nos cursos, questionários para alunos recém-egressos,
entrevistas de agentes envolvidos no processo de formação e de chefes e/ou
comandantes de Organizações Militares (OM) que receberam esses recursos
humanos formados pelo CIGE. A hipótese levantada foi a de que o atual processo de
seleção e formação de Oficiais Guerreiros Cibernético no CIGE não atende a
demanda de capacidades que o Exército Brasileiro necessita para o enfrentamento
dos desafios impostos pela Nova Guerra do ambiente cibernético. Por fim, após a
análise dos dados coletados foi possível identificar os óbices e desafios enfrentados
pelo CIGE, necessitando um maior detalhamento dos perfis necessários para cada
atividade cibernética, uma maior prioridade na seleção e movimentação dos recursos
humanos formados, assim como uma estruturação de um itinerário formativo que
contemple desde os bancos escolares mais básicos da força até o Operador de
Cibernética nas OM especializadas. Assim este trabalho serviu como base para
estudos futuros mais amplos, como a modificação do sistema de seleção dos novos
operadores de cibernética, mudança na grade curricular do curso ou mesmo a
adequação de conteúdos e aperfeiçoamento do processo gestão de talentos,
equiparando o poder cibernético brasileiro com os principais exércitos do Sistema
Internacional. __________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The continuous evaluation of the training process provides the necessary information
for the system to improve the courses. The objective of this research was to analyze
the process of selection and training of Cyber Warfare professionals in the Brazilian
Army, to raise the challenges/problems faced by the Cyber School of Brazilian Army
so that its graduates are able to face the demands of cyberspace. The work was carried
out using a descriptive, exploratory, and documentary study case with a qualitative
approach. The study focused on the analysis of the experiences lived by students and
instructors of the Cyber Warfare Course, at the Brazilian Army's Centro de Instrução
de Guerra Eletrônica (CIGE). For this, documental research was carried out to build a
theoretical framework that would allow the understanding of the concepts that involve
military training, cyberspace, and cyber warfare. After theoretical construction, an
exploratory approach to the case of the Brazilian Army was carried out, with a variety
of data collection sources, such as legislation of the course, professional profile
expected of graduates, prerequisites for admission to courses, questionnaires for
recent graduates, interviews with agents involved in the training process and with
heads and/or commanders of Military Organizations who received these resources
trained by CIGE. The hypothesis raised was that the current process of training Cyber
Warrior Officers at CIGE does not meet the demand for capabilities that the Brazilian
Army needs to face the challenges imposed by the New War of the cyber environment.
Finally, after analyzing the collected data, it was possible to identify the problems on
Cyber Warfare Course faced by CIGE, requiring greater detailing of the necessary
profiles for each cyber activity, a higher priority in the selection and movement of
trained resources, as well as structuring of a training itinerary ranging from the most
basic school benches in force to the Cybernetics Operator in specialized organizations.
Thus, this work served as the basis for broader future studies, such as modifying the
selection system for new cybernetics operators, changing the course curriculum, or
even adapting the contents and improving the talent management process, making the
Brazilian Cybernetic Power equal with the main armies of the International System. |
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