Metodologia de pesquisa

O Decreto nº 9.171, de 17 de outubro de 2017, do Presidente da República, alterou o Regulamento da Lei de Ensino do Exército, a partir do qual a Portaria nº 504-EME, de 8 de dezembro de 2017, emitiu as Diretrizes para a Equivalência de Estudos dos Cursos Destinados aos Sargentos e Subtenentes e a Im...

Full description

Main Authors: Ferreira da Silva, Ferreira da Silva, Dinalva Dione Aparecido, Rodrigues, Luini da Silva, Eduardo Thamara Marques
Format: Livro
Language: pt_BR
Published: 2022
Subjects:
Online Access: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/10268
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Summary: O Decreto nº 9.171, de 17 de outubro de 2017, do Presidente da República, alterou o Regulamento da Lei de Ensino do Exército, a partir do qual a Portaria nº 504-EME, de 8 de dezembro de 2017, emitiu as Diretrizes para a Equivalência de Estudos dos Cursos Destinados aos Sargentos e Subtenentes e a Implantação do Curso de Formação de Sargentos no Nível Superior de Tecnologia, dentre outras providências (EB20-D-01.059). A Portaria nº 268-DECEx, de 12 de dezembro de 2018, aprovou as Instruções Reguladoras para a Execução e a Equivalência de Nível de Educação dos Cursos destinados aos Sargentos e Subtenentes (EB60-IR57.010) - 3ª Edição, e determinou que, na elaboração do novo currículo, deveria ser considerada a inclusão de disciplinas acadêmicas, notadamente, a disciplina de Metodologia de Pesquisa, objeto desta apostila. O parágrafo 5º, da Seção IV (Das Diretrizes Curriculares Específicas do Exército para os CFGS Tecnólogos), do Capítulo II, da Portaria 504-EME, intitulado “Dos Cursos de Formação de Sargentos”, determinou que, na elaboração do novo currículo, deveria ser considerada a inclusão de Metodologia de Pesquisa. Dessa forma, o ensino de Metodologia de Pesquisa ganhou o merecido lugar na formação do líder de pequenas frações, uma vez que é capaz de organizar os pensamentos e assim obter bons resultados em suas atividades cotidianas. O ensino de Metodologia de Pesquisa marcará um novo paradigma na formação dos sargentos enquanto líderes de pequenas frações, que poderão, por meio de abstrações, interpretações das informações e relações entre o que foi apresentado e os conhecimentos adquiridos, desenvolver a liderança que se espera num Exército em transformação, no qual além de executores perfeitos das ordens emanadas do Comando, devem também atuar como resolvedores de problemas e partícipes de decisões no amplo espectro dos conflitos.