O planejamento de Contratações Centralizadas em Saúde : uma ferramenta para favorecer a produtividade nos Hospitais Militares
Este Policy Paper busca propor alternativas para que os hospitais militares, a cada dia mais impactados pela alta demanda e procura de atendimentos à família militar, encontrem soluções para fazer frente a esse volume crescente, observando o contido na Diretriz do Comandante do Exército de red...
Main Author: | Toledo, Rodrigo Brum |
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Other Authors: | Silva Junior, Lauro Ferreira da |
Format: | Monografia |
Language: | pt_BR |
Published: |
2023
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Subjects: | |
Online Access: |
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/11315 |
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Summary: |
Este Policy Paper busca propor alternativas para que os hospitais militares, a
cada dia mais impactados pela alta demanda e procura de atendimentos à família
militar, encontrem soluções para fazer frente a esse volume crescente, observando o
contido na Diretriz do Comandante do Exército de redução do efetivo. O objetivo é
verificar como o planejamento de contratações centralizadas em saúde de serviços
terceirizados de recepção e call center pode contribuir com a redução do efetivo militar
atualmente existente, ao mesmo tempo em que pode direcionar meios em pessoal à
atividade finalística nas Organizações Militares de Saúde (OMS), aumentando a
produtividade nos atendimentos realizados. A realização de processos administrativos
centralizados para contratação de serviços comuns em OMS subordinadas a uma
mesma Região Militar reduz os custos, bem como também reduz o emprego de
pessoal nas diversas etapas do referido processo, otimizando o emprego dos meios
existentes. Modelos de contratos já atualmente executados nos hospitais militares,
como o de limpeza hospitalar, é um exemplo de que serviços terceirizados
relacionados com a atividade meio já possuem tipificação e amparo jurídico definidos,
contribuindo com a profissionalização/qualidade do serviço realizado, destinando
pessoal para setores e serviços diretamente relacionados com a atividade fim. Neste
trabalho foi analisado o estudo de viabilidade realizado no Hospital Militar de Área de
Porto Alegre (hospital de maior porte e complexidade subordinado ao Cmdo 3ª Região
Militar), com a intenção de analisar a exequibilidade, bem como obter o levantamento
do número de militares empregados em serviços de atendimento de recepção e call
center nos diversos setores e seções da OMS e sua possibilidade de emprego na
função finalística do hospital, após a contratação do serviço terceirizado nessas
atividades. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This Policy Paper seeks to propose alternatives so that military hospitals, increasingly
impacted by the high demand for assistance to the military family, find solutions to deal
with this growing volume, observing what is contained in the Army Commander's
Directive to reduce the effective. The objective is to verify how the planning of
centralized hiring in health of outsourced reception and call center services can
contribute to the reduction of the currently existing military force, at the same time that
it can direct resources in personnel to the finalistic activity in Military Health
Organizations, increasing productivity in the care provided. The implementation of
centralized administrative processes for contracting common services in OMS
subordinated to the same Military Region reduces costs, as well as reduces the
employment of personnel in the different stages of the referred process, optimizing the
use of existing means. Contract models already executed in military hospitals, such as
hospital cleaning, is an example that outsourced services related to the middle activity
already have defined typification and legal support, contributing to the
professionalization/quality of the service performed, allocating personnel to sectors
and services directly related to the core business. In this work, the feasibility study
carried out at the Hospital Militar de Área de Porto Alegre (a larger and more complex
hospital subordinated to the Command of the 3rd Military Region) was analyzed, with
the intention of analyzing the feasibility, as well as obtaining a survey of the number of
military personnel employed in reception and call center services in the various sectors
and sections of the hospital and their possibility of employment in the hospital's final
function, after contracting an outsourced service in these activities. |
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