Percepção da frequência de fatores de estresse : um estudo com a turma Dona Rosa da Fonseca da Academia Militar das Agulhas Negras

Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Artilharia. Academia Militar das Agulhas Negras de 2019.

Main Author: Azevedo, Caio Fábio Silva de
Other Authors: Ribeiro, Ricardo de Queiros Batista
Format: Monografia
Language: pt_BR
Published: 2020
Subjects:
Online Access: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6327
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spelling -12345678963272021-04-22T14:31:46Z Percepção da frequência de fatores de estresse : um estudo com a turma Dona Rosa da Fonseca da Academia Militar das Agulhas Negras Azevedo, Caio Fábio Silva de Ribeiro, Ricardo de Queiros Batista Ramirez, Luiz Carlos Valente, Tulio Alcantara Estresse Rendimento acadêmico Cadetes Ensino superior militar Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso de Artilharia. Academia Militar das Agulhas Negras de 2019. Este trabalho teve como objeto de estudo o seguinte problema: existe uma correlação entre o grau de percepção da frequência dos fatores de estresse e o rendimento acadêmico do estudante do ensino superior militar? Tendo em vista isso, foi objetivo deste estudo identificar a percepção dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras acerca da frequência das fontes de estresse no ambiente acadêmico militar e identificar uma possível relação entre esse grau de percepção e o rendimento acadêmico Foi aplicada uma entrevista estruturada qualitativa com oito cadetes com o objetivo de identificar as fontes de estresse mais relevantes no contexto do ensino superior militar brasileiro. Essas fontes de estresse identificadas foram organizadas em um questionário de caráter quantitativo para medir o grau de relevância de cada situação para a população dos esse grau de relevância medido com o rendimento acadêmico do cadete. Isso foi possível pois acompanhamos a variação das notas de cada indivíduo em relação a turma por meio de um sistema de classificação ordinária baseada nas notas de ano Ao correlacionar os índices de percepção de estresse com a variação do rendimento acadêmico encontramos que os cadetes que obtiveram melhora na classificação possuíam a média de percepção do estresse significativamente maior que a dos cadetes que pioraram a classificação Concluímos então que isso foi possível pois a maior percepção da frequência do estresse pode estar associada a uma auto-regulação mais frequente, características próprias de alunos com bons níveis de rendimento (ROSÁRIO, 2001, apud MARTINS, 2005) ________________________________________________________________________________ This work had as its object of study the following problem: is there a correlation between the degree of perception of the frequency of stress factors and the academic performance of the student of military higher education? In view of this, the objective of this study was to identify the perception of cadets of the Military Academy of Agulhas Negras about the frequency of sources of stress in the military academic environment and to identify a possible relationship between this degree of perception and academic performance A structured interview was applied qualitative study with eight cadets in order to identify the most relevant sources of stress in the context of Brazilian military higher education. These identified sources of stress were organized in a quantitative questionnaire to measure the degree of relevance of each situation to the population of that degree of relevance measured with the cadet's academic performance. This was possible because we monitor the variation of the grades of each individual in relation to the class through an ordinary classification system based on the grades of the year. When correlating the stress perception indexes with the variation of academic performance, we find that the cadets who obtained improvement in the classification they had a mean of perceived stress significantly higher than that of the cadets who worsened the classification. We concluded that this was possible because the greater perception of the frequency of stress may be associated with more frequent self-regulation, characteristics typical of students with good income levels (ROSÁRIO, 2001, apud MARTINS, 2005) 2020-03-16T16:32:45Z 2020-03-16T16:32:45Z 2019 Monografia http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/6327 pt_BR É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. application/pdf
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