O ensino remoto no Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH): desafios e possibilidades em tempos de pandemia do COVID-19

Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2020.

Main Author: Nascimento, Núbia Neri Do
Other Authors: Mendonça, Nadja de Assis
Format: Artigo
Language: pt_BR
Published: 2020
Online Access: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7993
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id -1234567897993
recordtype dspace
spelling -12345678979932020-12-09T13:43:52Z O ensino remoto no Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH): desafios e possibilidades em tempos de pandemia do COVID-19 Nascimento, Núbia Neri Do Mendonça, Nadja de Assis Cunha, Ricardo Teixeira da Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2020. O presente artigo tem como objetivo apresentar os desafios enfrentados e as possibilidades emergidas com o ensino remoto no CMBH, em tempos de pandemia do COVID-19. A pesquisa foi baseada em análise exploratória de abordagem quanti- qualitativa. Para coleta de dados, realizou-se a pesquisa bibliográfica, a documental e a de campo. Utilizaram -se, como instrumento de coletas de dados, entrevista semiestruturada e questionário. Foram sujeitos da pesquisa seis gestores de ensino, professores, alunos e pais responsáveis. A análise dos dados qualitativos deu-se por meio da análise de conteúdos das entrevistas realizadas. Já as análises dos dados quantitativos ocorreram por meio de técnicas estatísticas. Os principais resultados na pesquisa no CMBH no tocante à desafios foram: resistência em aderir às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC‟s) pelos usuários da comunidade escolar; instabilidade do sistema com utilização simultânea das ferramentas da Plataforma Moodle. Enquanto as possibilidades foram assinaladas as seguintes inferências: a contratação de uma empresa a fim sanar as dificuldades de instabilidade do sistema, a transposição do ensino presencial para o remoto, em tempos de pandemia do COVID- 19, no CMBH, nos moldes estabelecidos pelo Ministério de Educação e Cultura, com o uso das TDIC‟s. Por fim, possibilitou-se um aprimoramento de um software no contexto de uma instituição escolar pública federal. Abstract This article aims to present the challenges and the possibilities that emerged with remote education at CMBH, in times of the COVID-19 pandemic. The research was based on an exploratory analysis with a quantitative and qualitative approach. For data collection, bibliographic, documentary and field research was carried out. Semi-structured interviews and questionnaires were also used as an instrument for data collection. Teaching managers, teachers, students and responsible parents were surveyed. The analysis of the qualitative data was based on the the analysis of the content of the interviews carried out. The analysis of the quantitative data was carried out using statistical techniques. The main results of the research at CMBH regarding the challenges were: resistance to adhering to Digital Information and Communication Technologies (TDIC‟s) by users of the school community; system instability with simultaneous use of the Moodle Platform tools. In regards to the possibilities, the following inferences were pointed out: the hiring of a company in order to remedy the difficulties of system instability at CMBH, the transposition of face-to-face education to the remote one, in times of the COVID-19 pandemic, in the manner established by the Ministry of Education and Culture, using TDIC's. Finally, it was possible to improve software in the context of a federal public school institution. 2020-12-09T13:43:52Z 2020-12-09T13:43:52Z 2020 Artigo http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7993 pt_BR É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. application/pdf
institution BDEx
collection BDEx
language pt_BR
description Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2020.
author2 Mendonça, Nadja de Assis
format Artigo
author Nascimento, Núbia Neri Do
spellingShingle Nascimento, Núbia Neri Do
O ensino remoto no Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH): desafios e possibilidades em tempos de pandemia do COVID-19
author_sort Nascimento, Núbia Neri Do
title O ensino remoto no Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH): desafios e possibilidades em tempos de pandemia do COVID-19
title_short O ensino remoto no Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH): desafios e possibilidades em tempos de pandemia do COVID-19
title_full O ensino remoto no Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH): desafios e possibilidades em tempos de pandemia do COVID-19
title_fullStr O ensino remoto no Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH): desafios e possibilidades em tempos de pandemia do COVID-19
title_full_unstemmed O ensino remoto no Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH): desafios e possibilidades em tempos de pandemia do COVID-19
title_sort o ensino remoto no colégio militar de belo horizonte (cmbh): desafios e possibilidades em tempos de pandemia do covid-19
publishDate 2020
url http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7993
_version_ 1685791594610950144
score 13.657419