A Pesquisa Operacional na Gestão de Transporte do Exército Brasileiro: A Otimização Aplicada no Módulo Transporte do Projeto Estratégico SIGELOG
O Exército Brasileiro e seus diversos órgãos se voltam cada vez mais para a modernização de suas tecnologias, o que implica a busca de dados processados com significados para soluções de problemas na tomada de decisões. Vivemos a era do Big Data, da grande quantidade de dados, da facilidade de ar...
Main Author: | Monteiro, Andréa Valéria Cervantes de Oliveira |
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Format: | Tese |
Language: | pt_BR |
Published: |
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8151 |
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Summary: |
O Exército Brasileiro e seus diversos órgãos se voltam cada vez mais para a modernização de
suas tecnologias, o que implica a busca de dados processados com significados para soluções
de problemas na tomada de decisões. Vivemos a era do Big Data, da grande quantidade de
dados, da facilidade de armazenamento em nuvem de dados. Nesse contexto, existem as
ferramentas de Business Intelligence (BI), que convertem dados brutos em dashboards e
relatórios, e de Data Science, que emprega métodos científicos para exploração de dados,
estabelecimento de hipóteses e seus respectivos testes, simulações e modelagens estatísticas.
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma aplicação dessa ciência dos dados, entendendoa
como um caminho para a nova realidade da otimização, ou seja, buscar a racionalização nos
processos de transporte com economia de recursos. Para tal, utiliza a metodologia da Pesquisa
Operacional, tanto com métodos exatos, a exemplo do problema do caixeiro viajante com a
utilização da programação linear inteira (PPLI), quanto com métodos heurísticos
(aproximativos), como o de Clarke e Wright (1964), para otimizar rotas na entrega de
suprimentos pelo Sistema de Transporte do Exército Brasileiro. Os resultados da pesquisa
mostraram que o módulo de Transporte do SIGELOG permite obter informações de
rastreamento da carga; de fluxo de demanda de todas as classes de suprimento, entre as Regiões
Militares e dentro delas, permitindo análise da cadeia de suprimento e sendo, portanto, um
benefício a sua utilização tanto no nível nacional, quanto no regional. A pesquisa mostra
também a necessidade de implementação de melhorias no processo de transporte,
principalmente no que diz respeito à capacitação e à arrumação das cargas dentro dos veículos
e, por último, aponta para uma economia de recursos significativa possibilitada pela utilização
de um modelo matemático de roteirização. |
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