A Pesquisa Operacional na Gestão de Transporte do Exército Brasileiro: A Otimização Aplicada no Módulo Transporte do Projeto Estratégico SIGELOG

O Exército Brasileiro e seus diversos órgãos se voltam cada vez mais para a modernização de suas tecnologias, o que implica a busca de dados processados com significados para soluções de problemas na tomada de decisões. Vivemos a era do Big Data, da grande quantidade de dados, da facilidade de ar...

Full description

Main Author: Monteiro, Andréa Valéria Cervantes de Oliveira
Format: Tese
Language: pt_BR
Published: 2020
Subjects:
Online Access: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8151
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Summary: O Exército Brasileiro e seus diversos órgãos se voltam cada vez mais para a modernização de suas tecnologias, o que implica a busca de dados processados com significados para soluções de problemas na tomada de decisões. Vivemos a era do Big Data, da grande quantidade de dados, da facilidade de armazenamento em nuvem de dados. Nesse contexto, existem as ferramentas de Business Intelligence (BI), que convertem dados brutos em dashboards e relatórios, e de Data Science, que emprega métodos científicos para exploração de dados, estabelecimento de hipóteses e seus respectivos testes, simulações e modelagens estatísticas. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma aplicação dessa ciência dos dados, entendendoa como um caminho para a nova realidade da otimização, ou seja, buscar a racionalização nos processos de transporte com economia de recursos. Para tal, utiliza a metodologia da Pesquisa Operacional, tanto com métodos exatos, a exemplo do problema do caixeiro viajante com a utilização da programação linear inteira (PPLI), quanto com métodos heurísticos (aproximativos), como o de Clarke e Wright (1964), para otimizar rotas na entrega de suprimentos pelo Sistema de Transporte do Exército Brasileiro. Os resultados da pesquisa mostraram que o módulo de Transporte do SIGELOG permite obter informações de rastreamento da carga; de fluxo de demanda de todas as classes de suprimento, entre as Regiões Militares e dentro delas, permitindo análise da cadeia de suprimento e sendo, portanto, um benefício a sua utilização tanto no nível nacional, quanto no regional. A pesquisa mostra também a necessidade de implementação de melhorias no processo de transporte, principalmente no que diz respeito à capacitação e à arrumação das cargas dentro dos veículos e, por último, aponta para uma economia de recursos significativa possibilitada pela utilização de um modelo matemático de roteirização.