A participação do Brasil nas instituições multilaterais como forma de projeção do país no Atlântico Sul
O Estado brasileiro usufrui de uma posição estratégica, tanto em termos territoriais, devido à sua abrangência continental, quanto em termos marítimos, em razão da extensão de 7,4 mil km de costa, conferindo a esse espaço relevância geoestratégica de caráter comercial e de securitização. Com o pr...
Main Author: | Barreto, Eduardo Menna |
---|---|
Other Authors: | Carvalho, Cláudio Adilson Brito de |
Format: | Monografia |
Language: | pt_BR |
Published: |
2021
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8683 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
O Estado brasileiro usufrui de uma posição estratégica, tanto em termos
territoriais, devido à sua abrangência continental, quanto em termos marítimos, em
razão da extensão de 7,4 mil km de costa, conferindo a esse espaço relevância
geoestratégica de caráter comercial e de securitização. Com o projeto da nova
estratégia brasileira definida na Política Nacional de Defesa (PND) e na Estratégia
Nacional de Defesa de 2020, o governo brasileiro esclarece suas prioridades no
entorno estratégico. Este é direcionado para a América do Sul, o Atlântico Sul, os
países da costa ocidental africana e a Antártica. No atual cenário geopolítico
internacional, as potencialidades presentes na porção sul do Atlântico ganham
especial relevância frente ao incremento da demanda mundial por recursos naturais
estratégicos. Neste contexto, o Atlântico Sul pode vir a se tornar uma zona de projeção
de poder de potências externas, não só em razão da magnitude das reservas
petrolíferas descobertas recentemente, mas também devido à existência de valiosas
riquezas minerais dos fundos oceânicos e ao ressurgimento das rotas sul-atlânticas
como importante via de comunicação e intercâmbio mundial. O principal objetivo deste
trabalho é demonstrar de que forma o Brasil utiliza as instituições multilaterais das
quais participa, para se projetar nessa importante área geopolítica, considerando-se
todo o dinamismo que esta região vem adquirindo, tanto pelo desenvolvimento do
Brasil, como pelas mudanças ocorridas na região do Atlântico Sul, com a forte
presença de atores extra-regionais e suas implicações para esse cenário geopolítico. __________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The Brazilian state occupies a strategic position, both in terms of territory, because of
its continental scope, as in maritime terms, due to the extent of 7400 km of coastline, giving
this space geostrategic relevance of a commercial nature and securitization. With the project of
the new Brazilian strategy defined in the National Defense Plan (NDP) and the National
Defense Strategy 2020, the Brazilian government clarifies your priorities in the strategic
environment. This is directed to South America, the South Atlantic, the countries of the West
African coast and Antarctica. In the current international geopolitical scenario, the potentialities
present in the southern portion of the Atlantic gain special relevance in view of the increase in
world demand for strategic natural resources. In this context, the South Atlantic may become
an area of power projection for external powers not only due to the magnitude of the recently
discovered oil reserves, but also due to the presence of valuable mineral wealth from the ocean
floor and the resurgence of routes Atlantic regions as an important means of communication
and worldwide exchange. The main objective of this work is to demonstrate how Brazil uses
the multilateral institutions it participates to project itself in this important geopolitical area.
Due to all the dynamism verified both by the development of Brazil and by the changes that
occurred in the South Atlantic region with the strong presence of extra-regional actors and their
implications for this geopolitical scenario. |
---|