Interações entre o Exército Brasileiro e a academia no contexto dos sistemas de inovação : a simulação para o Sistema ASTROS
Neste início de século XXI o Exército Brasileiro (EB) vivencia a necessidade de transformação que o habilite a operar no amplo espectro, com cenários complexos, difusos e próximos à população. Entretanto, o adestramento para operar nesse ambiente caótico é desafiado por óbices como a elevada urba...
Main Author: | Nunes, Frederico Emanuel Sousa |
---|---|
Other Authors: | Paiva, Ana Luiza Bravo e |
Format: | Dissertação |
Language: | pt_BR |
Published: |
2022
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9903 |
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-12345678999032022-01-19T12:28:04Z Interações entre o Exército Brasileiro e a academia no contexto dos sistemas de inovação : a simulação para o Sistema ASTROS Nunes, Frederico Emanuel Sousa Paiva, Ana Luiza Bravo e Simulação de combate Interações Sistemas de inovação Neste início de século XXI o Exército Brasileiro (EB) vivencia a necessidade de transformação que o habilite a operar no amplo espectro, com cenários complexos, difusos e próximos à população. Entretanto, o adestramento para operar nesse ambiente caótico é desafiado por óbices como a elevada urbanização próximo aos campos de instrução, o preço de equipamentos e munições e as restrições ambientais. Assim, tem se observado o incremento da demanda pela atividade de simulação de combate no âmbito do EB, ensejando parcerias com agentes do sistema de inovação. A expedição de normas internas que disciplinam a atividade, o aumento dos simuladores nos centros de instrução e o desenvolvimento de instrumentos de obtenção, seja por compra ou pesquisa e desenvolvimento corroboram tal tendência. Nesse contexto, essa pesquisa possui caráter predominante qualitativo, natureza exploratória e tem como problema de investigação analisar como as interações em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) entre o EB e a academia contribuem para a obtenção de simuladores nacionais. As interações vêm ocorrendo em um ecossistema de atores públicos e privados, estimuladas por demandas do EB, alinhando-se ao arcabouço teórico dos sistemas de inovação, trazido pelos estudos de Chris Freeman, Bengt-Åke Lundvall e Richard R. Nelson. Objetivou-se, assim, analisar as contribuições dessas interações, determinadas por uma demanda crescente por simulação, para a obtenção de simuladores nacionais. A fim de atingir esse objetivo foram caracterizados a atividade de simulação no EB e suas interações em P&D com a academia; estudadas a abordagem sistêmica da inovação e as obtenções da defesa, como plano de fundo dessas parcerias; e, por fim, buscadas as contribuições dessa P&D para a obtenção de sistemas de simulação nacionais. A pesquisa se vale da ferramenta de Estudo de Caso para se aprofundar nas relações entre diversos atores, dentro de um sistema de inovação amplo e em período contemporâneo. Os resultados apontaram que o fomento em P&D caracterizou o EB como comprador qualificado, por meio da mobilização de cada ator do sistema de inovação em sua função mais eficaz. Desse modo, foi possível que o ciclo de produção, difusão e utilização de inovações se materializasse em entregas à defesa nacional, na forma da obtenção de simuladores com tecnologia local. __________________________________________________________ ABSTRACT In the beginning of the 21st century, the Brazilian Army has been guided by the need for transformation, to operate in the context of full spectrum operations who are complex, diffuse and often close to the population. Defiantly, however, the instruction and training to operate in this chaotic environment is impacted by the increase in urbanization of the instruction fields, the high cost of assets and ammunition and the restrictions related to the environment. Hence, it has been watched the increase in the demand for combat simulation activity within the scope of Brazilian Army, projecting partnerships with the actors of innovation system. The issuance of internal rules that regulate the activity, the increase of simulators in instruction centers and the development of defense acquisition instruments, whether through purchase or research and development, corroborate this trend. In this sense, the research has a predominantly qualitative character, exploratory nature and has as its research problem to analyze how the research and development interactions between the Brazilian Army and the academia contribute to defense acquisition of national systems of simulation. These interactions have been taking place within an ecosystem of public and private actors, stimulated by the demands of the Army, which approximates the theoretical framework of innovation systems, which emerged through the studies of Chris Freeman, Bengt-Åke Lundvall and Richard R. Nelson. Thus, the objective is therefore to analyze the contributions of these interactions, determined by a growing demand for simulation, for the defense acquisition of national simulators. In order to reach the proposed objective, it has been studied the activity of simulation in the Army and its interactions in research and development (R&D) with the academia; the systemic approach of innovation and the defense acquisitions have been studied as background of these partnerships; and after all, it have been found the contributions of this R&D to the defense acquisitions of national systems of simulation. The research uses the Case Study tool, as it seeks relationships contained in the interactions between different actors, within a broad innovation system and in a contemporary period. The results showed that R&D support characterized the EB as a competent customer, through the mobilization of each innovation system actor in their most effective role. In this way, it was possible that the cycle of production, dissemination and use of innovations was materialized in deliveries to national defense, in the form of defense acquisitions of simulators with local technology. 2022-01-19T12:28:04Z 2022-01-19T12:28:04Z 2021 Dissertação http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9903 pt_BR É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. application/pdf |
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Neste início de século XXI o Exército Brasileiro (EB) vivencia a necessidade de
transformação que o habilite a operar no amplo espectro, com cenários complexos,
difusos e próximos à população. Entretanto, o adestramento para operar nesse
ambiente caótico é desafiado por óbices como a elevada urbanização próximo aos
campos de instrução, o preço de equipamentos e munições e as restrições
ambientais. Assim, tem se observado o incremento da demanda pela atividade de
simulação de combate no âmbito do EB, ensejando parcerias com agentes do sistema
de inovação. A expedição de normas internas que disciplinam a atividade, o aumento
dos simuladores nos centros de instrução e o desenvolvimento de instrumentos de
obtenção, seja por compra ou pesquisa e desenvolvimento corroboram tal tendência.
Nesse contexto, essa pesquisa possui caráter predominante qualitativo, natureza
exploratória e tem como problema de investigação analisar como as interações em
Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) entre o EB e a academia contribuem para a
obtenção de simuladores nacionais. As interações vêm ocorrendo em um ecossistema
de atores públicos e privados, estimuladas por demandas do EB, alinhando-se ao
arcabouço teórico dos sistemas de inovação, trazido pelos estudos de Chris Freeman,
Bengt-Åke Lundvall e Richard R. Nelson. Objetivou-se, assim, analisar as
contribuições dessas interações, determinadas por uma demanda crescente por
simulação, para a obtenção de simuladores nacionais. A fim de atingir esse objetivo
foram caracterizados a atividade de simulação no EB e suas interações em P&D com
a academia; estudadas a abordagem sistêmica da inovação e as obtenções da
defesa, como plano de fundo dessas parcerias; e, por fim, buscadas as contribuições
dessa P&D para a obtenção de sistemas de simulação nacionais. A pesquisa se vale
da ferramenta de Estudo de Caso para se aprofundar nas relações entre diversos
atores, dentro de um sistema de inovação amplo e em período contemporâneo. Os
resultados apontaram que o fomento em P&D caracterizou o EB como comprador
qualificado, por meio da mobilização de cada ator do sistema de inovação em sua
função mais eficaz. Desse modo, foi possível que o ciclo de produção, difusão e
utilização de inovações se materializasse em entregas à defesa nacional, na forma da
obtenção de simuladores com tecnologia local. __________________________________________________________ ABSTRACT In the beginning of the 21st century, the Brazilian Army has been guided by the need
for transformation, to operate in the context of full spectrum operations who are
complex, diffuse and often close to the population. Defiantly, however, the instruction
and training to operate in this chaotic environment is impacted by the increase in
urbanization of the instruction fields, the high cost of assets and ammunition and the
restrictions related to the environment. Hence, it has been watched the increase in the
demand for combat simulation activity within the scope of Brazilian Army, projecting
partnerships with the actors of innovation system. The issuance of internal rules that
regulate the activity, the increase of simulators in instruction centers and the
development of defense acquisition instruments, whether through purchase or
research and development, corroborate this trend. In this sense, the research has a
predominantly qualitative character, exploratory nature and has as its research
problem to analyze how the research and development interactions between the
Brazilian Army and the academia contribute to defense acquisition of national systems
of simulation. These interactions have been taking place within an ecosystem of public
and private actors, stimulated by the demands of the Army, which approximates the
theoretical framework of innovation systems, which emerged through the studies of
Chris Freeman, Bengt-Åke Lundvall and Richard R. Nelson. Thus, the objective is
therefore to analyze the contributions of these interactions, determined by a growing
demand for simulation, for the defense acquisition of national simulators. In order to
reach the proposed objective, it has been studied the activity of simulation in the Army
and its interactions in research and development (R&D) with the academia; the
systemic approach of innovation and the defense acquisitions have been studied as
background of these partnerships; and after all, it have been found the contributions of
this R&D to the defense acquisitions of national systems of simulation. The research
uses the Case Study tool, as it seeks relationships contained in the interactions
between different actors, within a broad innovation system and in a contemporary
period. The results showed that R&D support characterized the EB as a competent
customer, through the mobilization of each innovation system actor in their most
effective role. In this way, it was possible that the cycle of production, dissemination
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