A Comunicação estratégica como ferramenta de combate à desinformação contra o Exército Brasileiro na Amazônia Legal

O Exército Brasileiro tem sido alvo de ações de desinformação em suas operações, especialmente na região da Amazônia Legal. Isso ocorre, em muitas oportunidades, de forma sorrateira, por meio da divulgação de mensagens falsas. Por vezes, isso impede a atuação da força militar. Isso pode ser obser...

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Main Author: Nascimento, Carlos Gabriel Brusch
Other Authors: Vaz, Renato
Format: Monografia
Language: pt_BR
Published: 2022
Subjects:
Online Access: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9974
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spelling -12345678999742022-02-04T13:37:21Z A Comunicação estratégica como ferramenta de combate à desinformação contra o Exército Brasileiro na Amazônia Legal Nascimento, Carlos Gabriel Brusch Vaz, Renato Comunicação estratégica Desinformação Amazônia legal Capacidades relacionadas à informação O Exército Brasileiro tem sido alvo de ações de desinformação em suas operações, especialmente na região da Amazônia Legal. Isso ocorre, em muitas oportunidades, de forma sorrateira, por meio da divulgação de mensagens falsas. Por vezes, isso impede a atuação da força militar. Isso pode ser observado em algumas situações ocorridas durante a Operação XAVANTE, em 2020, como o ocorrido com o 22º Batalhão de Infantaria, atuando na região da aldeia MARÃIWETSÉDÉ, no estado do Mato Grosso. Como muitas vezes a tropa só tem conhecimento desses problemas durante o andamento da operação, os comandantes táticos possuem poucas ferramentas para os superarem, como a negociação, muitas vezes infrutíferas. Assim, de forma a mitigar os efeitos adversos dessas ações de desinformação, este trabalho propôs o emprego da Comunicação Estratégica como alternativa. Ao longo dos estudos, foram abordadas a teoria acadêmica, a empresarial, as de outras Forças Armadas (nacionais e estrangeiras) e instituições. Também foram abordados aspectos do Plano de Comunicação Estratégica do Exército proposto pelo Curso Política, Estratégia e Alta Administração do Exército. Além disso, por intermédio de uma pesquisa de campo, foi verificado que o emprego sinérgico entre a Comunicação Estratégica, de forma mais abrangente, e de Capacidades Relacionadas à Informação usadas em Operações de Informação, de forma mais específica, é possível. Isso se daria, principalmente, por intermédio do uso de narrativas, alinhadas e orientadas pelos Objetivos Estratégicos e de Comunicação Estratégica do Exército, e pela definição dos públicos de interesse. __________________________________________________________________________________________ EXECUTIVE SUMMARY The Brazilian Army has been the target of disinformation actions in its operations, especially in the Legal Amazon region. This occurs, on many occasions, in a sneaky way, through the dissemination of false messages. Sometimes this impedes the action of the military force. This can be seen in some situations that occurred during Operation XAVANTE, in 2020, such as the one with the 22nd Infantry Battalion, operating in the region of the village MARÃIWETSÉDÉ, in the state of Mato Grosso. As the troop is often only aware of these problems during the course of the operation, tactical commanders have few tools to overcome them, such as negotiation, which is often fruitless. Thus, in order to mitigate the adverse effects of these disinformation actions, this work proposed the use of Strategic Communication as an alternative. Throughout the studies, academic and business theory, those of other Armed Forces (national and foreign) and institutions were addressed. Aspects of the Army's Strategic Communication Plan proposed by the Army Politics, Strategy and High Administration Course were also addressed. Furthermore, through field research, it was verified that the synergistic use between Strategic Communication, in a more comprehensive way, and Information Related Capabilities used in Information Operations, in a more specific way, is possible. This would occur mainly through the use of narratives, aligned and guided by the Strategic Objectives and Strategic Communication of the Army, and by defining the target audiences. 2022-02-04T13:37:20Z 2022-02-04T13:37:20Z 2021 Monografia http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9974 pt_BR É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. application/pdf
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Nascimento, Carlos Gabriel Brusch
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