Investimentos em infraestrutura aeroportuária de uso dual, civil e militar, na região amazônica : uma proposta de indicadores
A infraestrutura aeroportuária em apoio às unidades militares de fronteira reveste-se de um caráter estratégico, ao garantir mobilidade e, principalmente, velocidade para se chegar aos rincões mais distantes de nosso país. As grandes distâncias dos principais centros distribuidores, a ausência de...
Main Author: | Meier, Steven |
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Other Authors: | Araújo, Pedro Winkelmann Santana de |
Format: | Monografia |
Language: | pt_BR |
Published: |
2022
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Subjects: | |
Online Access: |
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/9994 |
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Summary: |
A infraestrutura aeroportuária em apoio às unidades militares de fronteira reveste-se
de um caráter estratégico, ao garantir mobilidade e, principalmente, velocidade para
se chegar aos rincões mais distantes de nosso país. As grandes distâncias dos
principais centros distribuidores, a ausência de estradas na maior parte da região
amazônica, a sazonalidade dos rios e as dificuldades logísticas envolvidas fazem com
que o modal aéreo assuma uma importância fundamental para o abastecimento da
maioria dos Pelotões Especiais de Fronteira situados na Amazônia Legal. Prover a
imprescindível infraestrutura aeroportuária, no entanto, ou mesmo manter a existente,
revela-se um enorme desafio, na medida em que os recursos são escassos e as
necessidades ilimitadas. O objetivo geral deste trabalho, portanto, consiste em propor
alguns indicadores para facilitar a tomada de decisão dos gestores no momento de
aplicar fundos na infraestrutura aeroportuária da região. A metodologia adotada
consistiu em uma coleta de informações por meio de pesquisa documental e
bibliográfica. A partir dos dados obtidos, foram estabelecidos critérios para classificar
os aeródromos que atendem aos Pelotões Especiais de Fronteira, em ordem de
prioridade. Dados relativos aos tipos de pavimentos empregados nos diversos
aeródromos, sua vida útil estimada, bem como a data de conclusão das últimas
intervenções permitiram prever a necessidade de intervenção em cada localidade. A
quantidade de acidentes e incidentes aeronáuticos em cada um dos aeródromos
pesquisados também serviu de subsídio para as propostas de intervenção. A pista de
Surucucu, no município de Alto Alegre, estado de Roraima, por ter ocupado o primeiro
lugar na ordem de importância, foi objeto de um estudo de caso. Finalmente, foram
emitidas algumas recomendações ao Comando do Exército a fim de impulsionar o
desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária em atendimento aos Pelotões
Especiais de Fronteira e aumentar a segurança das operações aéreas. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRATC The airport infrastructure in support of border military units is of a strategic nature, as
it guarantees mobility and, above all, speed to reach the most distant corners of our
country. The great distances from the main distribution centers, the absence of roads
in most of the Amazon region, the seasonality of the rivers and the logistical difficulties
involved make the air modal assume a fundamental importance for the supply of most
Special Border Platoons located in the Legal Amazon. Providing the essential airport
infrastructure, however, or even maintaining the existing one, proves to be a huge
challenge, as resources are scarce and needs unlimited. The general objective of this
assignment, therefore, is to propose some indicators to facilitate decision-making by
managers when applying funds in the region's airport infrastructure. The methodology
adopted consisted of collecting information through documentary and bibliographic
research. From the data obtained, criteria were established to classify the aerodromes
which support the Special Border Platoons, in order of priority. Pavement type data
used in several aerodromes, their estimated useful life, as well as the date of
completion of the latest interventions allowed us to predict the need for intervention in
each location. The number of aeronautical accidents and incidents at each of the
researched aerodromes also served as a subsidy for the intervention proposals. The
airfield of Surucucu, in the municipality of Alto Alegre, state of Roraima, for having
occupied the first place in the order of importance, was the object of a case study.
Finally, some recommendations were issued to the Army Command in order to
improve the development of airport infrastructure in response to Special Border
Platoons and increase the security of air operations. |
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