Modelo de avaliação de desempenho de empresas aéreas de transporte regular de passageiros : o caso brasileiro

Dissertação ( Mestrado em Engenharia de Transportes) – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2004.

Main Author: Silva, Vladimir Lima da
Other Authors: Silva, Paulo Afonso Lopes da
Format: Dissertação
Language: pt_BR
Published: 2017
Subjects:
Online Access: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/870
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id -1870
recordtype dspace
spelling -18702018-12-10T20:25:30Z Modelo de avaliação de desempenho de empresas aéreas de transporte regular de passageiros : o caso brasileiro Silva, Vladimir Lima da Silva, Paulo Afonso Lopes da Bustamante, José de Carvalho Transporte aéreo Empresas aéreas Engenharia de transportes Dissertação ( Mestrado em Engenharia de Transportes) – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2004. O espelho atual da situação econômico-financeira das empresas aéreas (janeiro/2004) é realmente desconfortável e, na permanência dessas condições, há de se prever mudanças drásticas no setor, como incorporações, falências e abandono de linhas deficitárias, embora representem importante fator de mobilidade para as populações das áreas servidas. Infelizmente, o setor aéreo carece de um modelo de avaliação de desempenho que apóie o processo de tomada de decisão inerente à atividade e que sirva também como um modelo comparativo entre as diversas companhias. Tão pouco considerada nos sistemas de avaliação, a Satisfação do Usuário requer tratamento singular em função do caráter subjetivo que possui. Deve fazer parte dos modelos de avaliação e, desse modo, apoiar os processos de tomada de decisão inerentes à atividade. Isso é especialmente verdadeiro para o caso do comportamento dinâmico dos usuários frente à qualidade dos serviços. O presente trabalho vem, em razão da iminente intervenção estatal para fins regulatórios e de preservação da capacidade de geração de empregos do setor, fornecer subsídios para o melhor entendimento da Satisfação do Usuário e da realidade Econômico-Financeira e Técnico-operacional das empresas do setor por meio de um modelo de classificação baseado em algoritmo construído a partir de análise multivariada e da lógica fuzzy. O modelo desenvolvido permite uma conveniente manutenção dos dados e extração das informações relevantes e, realiza um ordenamento das empresas, identificando as melhores e aquelas cujo desempenho esteja deficiente. ____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The current airline economic and financial situation (January/2004) is really uncomfortable and with these conditions, we can foresee drastic changes in the sector, such as incorporations, bankruptcies and abandonment of deficit routes, even so represent important factor of mobility for the populations of the served areas. Unfortunately, the routes airline sector lacks a model of performance evaluation that supports decision making process for the activity, and that also can be used as a comparative model among companies. So little considered into evaluation performance systems, the Users Satisfaction requires singular treatment in function of the subjective character that has. It must be party of performance evaluation models and, thus, to assist the processes of decision making inherent to the activity. This is specially true for the case of users dynamic behavior front to the quality of the services. This work presents arguments (based on the imminent government intervention) for giving basis for the best understanding of the Users Satisfaction of airline services and of the companies Operational and Economic/Financial reality by means of a classification model based on multivaried analysis algorithms and on fuzzy logic. It provides a convenient information mining and also the companies` ranking, identifying the best ones, and those whose performance are deficient. 2017-08-30T17:27:48Z 2017-08-30T17:27:48Z 2004 Dissertação SILVA, Vladimir Lima da. Modelo de avaliação de desempenho de empresas aéreas de transporte regular de passageiros: o caso brasileiro. 2004. 150 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Instituto Militar de Engenharia – Rio de Janeiro, 2004. http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/870 pt_BR Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluílo em base de dados, armazenar em computador, microfilmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do(s) autor(es) e do(s) orientador(es). application/pdf
institution BDEx
collection BDEx
language pt_BR
topic Transporte aéreo
Empresas aéreas
Engenharia de transportes
spellingShingle Transporte aéreo
Empresas aéreas
Engenharia de transportes
Silva, Vladimir Lima da
Modelo de avaliação de desempenho de empresas aéreas de transporte regular de passageiros : o caso brasileiro
description Dissertação ( Mestrado em Engenharia de Transportes) – Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2004.
author2 Silva, Paulo Afonso Lopes da
format Dissertação
author Silva, Vladimir Lima da
author_sort Silva, Vladimir Lima da
title Modelo de avaliação de desempenho de empresas aéreas de transporte regular de passageiros : o caso brasileiro
title_short Modelo de avaliação de desempenho de empresas aéreas de transporte regular de passageiros : o caso brasileiro
title_full Modelo de avaliação de desempenho de empresas aéreas de transporte regular de passageiros : o caso brasileiro
title_fullStr Modelo de avaliação de desempenho de empresas aéreas de transporte regular de passageiros : o caso brasileiro
title_full_unstemmed Modelo de avaliação de desempenho de empresas aéreas de transporte regular de passageiros : o caso brasileiro
title_sort modelo de avaliação de desempenho de empresas aéreas de transporte regular de passageiros : o caso brasileiro
publishDate 2017
url http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/870
_version_ 1670490423130324992
score 13.657419