Modelo para alocação de frotas de ônibus em terminais
Dissertação (Mestrado em Ciências em Transporte) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1981.
Main Author: | Barra, André Luiz de Oliveira |
---|---|
Other Authors: | Cordovil, Carlos Augusto Guimarães |
Format: | Dissertação |
Published: |
2017
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/901 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
-1901 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
-19012018-12-10T20:27:05Z Modelo para alocação de frotas de ônibus em terminais Barra, André Luiz de Oliveira Cordovil, Carlos Augusto Guimarães Engenharia de transportes Transporte rodoviário Dissertação (Mestrado em Ciências em Transporte) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1981. Este trabalho apresenta um modelo para alocar frotas de ônibus em terminais, de modo que venham a atender uma programação de horários previamente fixada. O estudo foi desenvolvido para que após definidas as frequências com que a linha deve operar para atender à demanda, possa ter meios eficientes de programar a operação da frota para cumprir os horários previstos. A dificuldade atualmente encontrada é que a alocação através do diagrama espaço-tempo, demanda um excessivo trabalho para a sua elaboração, e para linhas que apresentam frequências elevadas torna-se praticamente impossível a sua confecção, e inviável para o poder público programar as operações das linhas sob sua responsabilidade. O modelo realiza o acompanhamento dos ônibus durante toda a operação diária, e determina o número de veículos e de viagens necessárias para operar a linha, além das distribuições de viagens e de quilometragens por veículo alocado. A aplicação do modelo poderá ser tanto pelo poder público, quanto pelas empresas operadoras, permitindo avaliar o efeito de medidas que venham a ser tomadas em termos de operação e de custo. 2017-09-12T17:05:26Z 2017-09-12T17:05:26Z 1981 Dissertação BARRA, André Luiz de Oliveira. Modelo para alocação de frotas de ônibus em terminais. 1981. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Transporte) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1981. http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/901 Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, microfilmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores. application/pdf |
institution |
BDEx |
collection |
BDEx |
topic |
Engenharia de transportes Transporte rodoviário |
spellingShingle |
Engenharia de transportes Transporte rodoviário Barra, André Luiz de Oliveira Modelo para alocação de frotas de ônibus em terminais |
description |
Dissertação (Mestrado em Ciências em Transporte) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1981. |
author2 |
Cordovil, Carlos Augusto Guimarães |
format |
Dissertação |
author |
Barra, André Luiz de Oliveira |
author_sort |
Barra, André Luiz de Oliveira |
title |
Modelo para alocação de frotas de ônibus em terminais |
title_short |
Modelo para alocação de frotas de ônibus em terminais |
title_full |
Modelo para alocação de frotas de ônibus em terminais |
title_fullStr |
Modelo para alocação de frotas de ônibus em terminais |
title_full_unstemmed |
Modelo para alocação de frotas de ônibus em terminais |
title_sort |
modelo para alocação de frotas de ônibus em terminais |
publishDate |
2017 |
url |
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/901 |
_version_ |
1670490664808218624 |
score |
13.657419 |