Um método para racionalização dos fluxos de transporte de produtos primários

Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1981.

Main Author: Oliveira, Ernesto Ladeira
Other Authors: Fukuyama, Masaharu
Format: Dissertação
Language: pt_BR
Published: 2017
Subjects:
Online Access: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/997
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spelling -19972018-12-10T20:28:32Z Um método para racionalização dos fluxos de transporte de produtos primários Oliveira, Ernesto Ladeira Fukuyama, Masaharu Engenharia de transportes Transporte de cargas Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1981. É abordado neste trabalho o problema do transporte de um produto primário desde sua origem até os consumidores finais. Identifica-se um transporte inter-regional, entre os pontos de embarque e desembarque do produto localizados, respectivamente, nas regiões produtoras e consumidoras, e outro, intra-regional, entre os pontos de desembarque e os inúmeros consumidores finais. Esse transporte é feito através de eixos principais (ferrovias) e eixos secundários )rodoviais). Então, desenvolve-se um método para racionalizar estes fluxos de carga. O objetivo é minimizar os custos de transportes e de terminais envolvidos na operação do sistema. O problema do transporte inter-regional se reduz a determinação dos fluxos de custos mínimos entre um número de pequenos de origens e destinos. Este caso tem solução clássica, dada através da aplicação de algorítimos, tal como o de Hitchock. O problema do transporte intra-regional é determinar qual a configuração de terminais de transbordo que minimiza o custo total da distribuição. Para solução deste caso desenvolve-se um modelo matemático do tipo contínuo que permite, através de uma simples fórmula matemática, determinar a localização, zonas de serviço e número de terminais necessários ao longo de eixos principais de transporte. São apresentadas duas formas de tratamento: uma unidimensional, aplicável a regiões servidas por um único eixo principal de transporte, e outra bidimensional, aplicável a regiões servidas por inúmeros eixos radiais principais. Foi feita uma aplicação prática, através de um estudo de abastecimento de carvão vapor às indústrias da Região Sudeste. Mostra-se que a divisão em dois sub-sistemas e a escolha de modelos adequados permite um tratamento mais fácil, sem prejuízo para a solução final. 2017-10-11T19:38:21Z 2017-10-11T19:38:21Z 1981 Dissertação OLIVEIRA, Ernesto Ladeira. Um método para racionalização dos fluxos de transporte de produtos primários. 1981. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 1981. http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/1/997 pt_BR Este exemplar é de propriedade do Instituto Militar de Engenharia, que poderá incluí-lo em base de dados, armazenar em computador, microfilmar ou adotar qualquer forma de arquivamento. É permitida a menção, reprodução parcial ou integral e a transmissão entre bibliotecas deste trabalho, sem modificação de seu texto, em qualquer meio que esteja ou venha a ser fixado, para pesquisa acadêmica, comentários e citações, desde que sem finalidade comercial e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e dos orientadores. application/pdf
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Transporte de cargas
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