Gestão da capacitação por competência: um estudo de caso do sistema gestão por competência (capacitação) como instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) usando gestão de processos de negócio (BPM).

O Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) que determinou aos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional a implementação da gestão da capacitação de seus servidores utilizando a abordage...

Full description

Main Author: Lago, André Luis A.
Other Authors: Silva, Alisson Wilker A. (Orientador)
Format: Monografia/TCC
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Published: Escola de Administração Fazendária (Esaf) 2019
Subjects:
Online Access: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3966
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: O Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) que determinou aos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional a implementação da gestão da capacitação de seus servidores utilizando a abordagem por competência. Este ato legal determinou o Sistema de Gestão por Competência (CAPACITAÇÃO) como o instrumento para a realização do planejamento, monitoramento e avaliação das ações de capacitação. Este trabalho avalia se os processos de planejamento e de execução de ações de capacitação, apoiados pelas funcionalidades do sistema CAPACITAÇÃO, estão alinhados às finalidades preconizadas pela PNDP. Para isso, foi utilizada a metodologia de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), que viabilizou a identificação, a análise e a modelagem dos referidos processos. Estas atividades permitiram perceber pontos de ineficiências e apontar melhorias para conferir uma maior capacidade de contribuição com a gestão da capacitação de servidores públicos federais.