Aspectos socioeconomicos territoriais para a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos

O objetivo deste estudo foi verificar a autocorrelação espacial existente entre agrupamentos de municípios com disposição final de rejeitos em aterros sanitários e alguns indicadores socioeconômicos que dialogam com a capacidade do município, e de seus vizinhos, de ofertar o serviço e o da população...

Full description

Main Author: Moreira, Marcelo Chaves
Other Authors: Góes, Geraldo Sandoval (Orientador)
Format: Monografia/TCC
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Published: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) 2019
Subjects:
Online Access: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4005
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-1-4005
recordtype dspace
spelling ir-1-40052019-05-15T17:48:52Z Aspectos socioeconomicos territoriais para a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos Moreira, Marcelo Chaves Góes, Geraldo Sandoval (Orientador) infraestrutura resíduos sólidos saneamento básico rejeitos disposição final 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. O objetivo deste estudo foi verificar a autocorrelação espacial existente entre agrupamentos de municípios com disposição final de rejeitos em aterros sanitários e alguns indicadores socioeconômicos que dialogam com a capacidade do município, e de seus vizinhos, de ofertar o serviço e o da população beneficiária pagar pela recuperação dos custos desta prestação. A metodologia utilizada para a análise dos dados espaciais foi por meio do uso dos modelos econométricos embutidos no software gratuito GeoDa, espacializando os clusters e testando a autocorrelação espacial plotando Diagramas de Dispersão e calculando os Índices de Moran Local Univariado e Bivariado. As análises locais Univariadas revelaram clusters com elevado indicador de disposição final ambientalmente adequada que, por sua vez, nas Bivariadas, apontaram autocorrelação espacial positiva com a maioria das variáveis socioeconômicas, exceto para consórcios públicos, um arranjo recomendado que, de fato, tem encontrado barreiras para a sua instituição, apesar de muitos entes compartilharem aterros sanitários de forma precária. Estes agrupamentos são predominantes nas macorrregiões sul, sudeste e em certos casos na centro-oeste, coincidentes com os clusters de quem efetua cobrança para uma população beneficiada menos desigual e de renda per capita acima da média, enquanto no outro extremo estão a norte e a nordeste demandando uma adequação para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. 31 p. Políticas de Infraestrutura 2019-05-14T22:10:52Z 2019-05-14T22:10:52Z 2019-05-06 Monografia/TCC http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4005 Idioma::Português:portuguese:pt Marcelo Chaves Moreira Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. application/pdf Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
institution REPOSITORIO ENAP
collection REPOSITORIO ENAP
language Idioma::Português:portuguese:pt
topic infraestrutura
resíduos sólidos
saneamento básico
rejeitos
disposição final
09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
spellingShingle infraestrutura
resíduos sólidos
saneamento básico
rejeitos
disposição final
09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
Moreira, Marcelo Chaves
Aspectos socioeconomicos territoriais para a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos
description O objetivo deste estudo foi verificar a autocorrelação espacial existente entre agrupamentos de municípios com disposição final de rejeitos em aterros sanitários e alguns indicadores socioeconômicos que dialogam com a capacidade do município, e de seus vizinhos, de ofertar o serviço e o da população beneficiária pagar pela recuperação dos custos desta prestação. A metodologia utilizada para a análise dos dados espaciais foi por meio do uso dos modelos econométricos embutidos no software gratuito GeoDa, espacializando os clusters e testando a autocorrelação espacial plotando Diagramas de Dispersão e calculando os Índices de Moran Local Univariado e Bivariado. As análises locais Univariadas revelaram clusters com elevado indicador de disposição final ambientalmente adequada que, por sua vez, nas Bivariadas, apontaram autocorrelação espacial positiva com a maioria das variáveis socioeconômicas, exceto para consórcios públicos, um arranjo recomendado que, de fato, tem encontrado barreiras para a sua instituição, apesar de muitos entes compartilharem aterros sanitários de forma precária. Estes agrupamentos são predominantes nas macorrregiões sul, sudeste e em certos casos na centro-oeste, coincidentes com os clusters de quem efetua cobrança para uma população beneficiada menos desigual e de renda per capita acima da média, enquanto no outro extremo estão a norte e a nordeste demandando uma adequação para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
author2 Góes, Geraldo Sandoval (Orientador)
format Monografia/TCC
author Moreira, Marcelo Chaves
author_sort Moreira, Marcelo Chaves
title Aspectos socioeconomicos territoriais para a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos
title_short Aspectos socioeconomicos territoriais para a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos
title_full Aspectos socioeconomicos territoriais para a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos
title_fullStr Aspectos socioeconomicos territoriais para a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos
title_full_unstemmed Aspectos socioeconomicos territoriais para a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos
title_sort aspectos socioeconomicos territoriais para a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos
publisher Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
publishDate 2019
url http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4005
_version_ 1641943269367611392
score 13.657419