A escola como espaço de formação para a cidadania: um estudo sobre o ensino fundamental público - séries finais
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar que fatores e estratégias contribuem para a formação da cidadania nas séries finais do Ensino Fundamental, levantar se a escola pública do Distrito Federal forma cidadãos e se programas parceiros da escola contribuem nesse processo educacional. Para...
Main Author: | Staffuzza, Onésimo |
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Other Authors: | Ferreira, Jane Farias Chagas (Orientador) |
Format: | Monografia/TCC |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Published: |
Escola de Administração Fazendária (Esaf)
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4039 |
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Summary: |
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar que fatores e estratégias contribuem para a formação da cidadania nas séries finais do Ensino Fundamental, levantar se a escola pública do Distrito Federal forma cidadãos e se programas parceiros da escola contribuem nesse processo educacional. Para isso, pesquisou-se o conceito de cidadania e os valores que a compõem. Foram garimpados conteúdos das normas e orientações do ensino federal e do sistema de ensino do Distrito Federal que tratam dessa questão. Foi realizada coleta de dados, utilizando estratégias qualitativas para descrever os fatores que contribuem para a formação da cidadania. Nesse sentido, foi aplicado questionário a 64 estudantes de três salas de aulas em três escolas públicas do Distrito Federal. Também participaram dez professores dessas mesmas escolas por meio de entrevista semi-estruturada contendo questões que versavam sobre formação, valores, abertura democrática da escola, estratégias para o ensino e o conhecimento e vivência da relação Estado-sociedade. Ainda foi realizada análise documental dos projetos político-pedagógicos dessas escolas. Os resultados demonstraram que há um descompasso entre a orientação do sistema de ensino e da literatura com a gestão da escola, a formação do professor, seus valores e a sua prática pedagógica. Discutiu-se ainda a complementaridade dos programas de algumas entidades parceiras da escola, como por exemplo, o Programa Nacional de Educação Fiscal, sustentado por vários organismos estatais, e as lacunas que não estão sendo preenchidas, que podem ser aprimoradas pela execução desses projetos. |
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