Projeto de Implantação do Centro de Serviços Compartilhados da Infraero
O crescente aumento do uso do modal aéreo no Brasil acarretou a necessidade iminente de novos investimentos em toda infraestrutura instalada sob gestão da Infraero, com fins à sua modernização e ampliação. Buscando encontrar alternativas que minimizassem o impacto desses investimentos nos cofres pú...
Main Authors: | Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária |
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Format: | Relato de Experiência |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Published: |
Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4152 |
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Summary: |
O crescente aumento do uso do modal aéreo no Brasil acarretou a necessidade iminente de novos investimentos em toda infraestrutura instalada sob gestão da Infraero, com fins à sua modernização e ampliação. Buscando
encontrar alternativas que minimizassem o impacto desses investimentos nos cofres públicos, o governo federal, em conjunto com outras medidas de gestão, decidiu ceder à iniciativa privada a possibilidade de participação na administração dos serviços aeroportuários, entendendo como uma oportunidade eficaz e célere para se viabilizar todos os investimentos necessários à implantação de novas tecnologias, ampliação das estruturas prediais e todas as demais benesses que possibilitem a melhoria da qualidade dos serviços aeroportuários brasileiro. O projeto nasceu da necessidade premente de modernizar seu modelo de gestão e de otimizar seu fornecimento de serviços técnicos e administrativos. Assim, surgiu o projeto Centro de Serviços Compartilhados da Infraero como um novo modelo de organização que tem por diretriz compartilhar um conjunto de serviços em vez de tê-los como uma série de funções de apoio duplicadas dentro da organização. Trata-se de um método de organização e operação em que os processos que dão sustentação às atividades-fim da empresa são identificados e administrados de forma independente e apoiados por procedimentos e sistemas comuns, emanados da sede – Centro Corporativo. Como resultados, podemos citar a centralização de comando; a especialização dos serviços prestados; a redução dos níveis hierárquicos e uma economicidade em todo o processo. |
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