Projeto de Implantação do Centro de Serviços Compartilhados da Infraero

O crescente aumento do uso do modal aéreo no Brasil acarretou a necessidade iminente de novos investimentos em toda infraestrutura instalada sob gestão da Infraero, com fins à sua modernização e ampliação. Buscando encontrar alternativas que minimizassem o impacto desses investimentos nos cofres pú...

Full description

Main Authors: Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária
Format: Relato de Experiência
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Published: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) 2019
Subjects:
Online Access: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4152
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: O crescente aumento do uso do modal aéreo no Brasil acarretou a necessidade iminente de novos investimentos em toda infraestrutura instalada sob gestão da Infraero, com fins à sua modernização e ampliação. Buscando encontrar alternativas que minimizassem o impacto desses investimentos nos cofres públicos, o governo federal, em conjunto com outras medidas de gestão, decidiu ceder à iniciativa privada a possibilidade de participação na administração dos serviços aeroportuários, entendendo como uma oportunidade eficaz e célere para se viabilizar todos os investimentos necessários à implantação de novas tecnologias, ampliação das estruturas prediais e todas as demais benesses que possibilitem a melhoria da qualidade dos serviços aeroportuários brasileiro. O projeto nasceu da necessidade premente de modernizar seu modelo de gestão e de otimizar seu fornecimento de serviços técnicos e administrativos. Assim, surgiu o projeto Centro de Serviços Compartilhados da Infraero como um novo modelo de organização que tem por diretriz compartilhar um conjunto de serviços em vez de tê-los como uma série de funções de apoio duplicadas dentro da organização. Trata-se de um método de organização e operação em que os processos que dão sustentação às atividades-fim da empresa são identificados e administrados de forma independente e apoiados por procedimentos e sistemas comuns, emanados da sede – Centro Corporativo. Como resultados, podemos citar a centralização de comando; a especialização dos serviços prestados; a redução dos níveis hierárquicos e uma economicidade em todo o processo.