Análise de uma experiência de formação continuada em matemática com professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
Main Author: | Pivante, Monica Aparecida |
---|---|
Other Authors: | Gontijo, Cleyton Hércules |
Format: | Dissertação |
Language: | Português |
Published: |
2014
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16971 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-10482-16971 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-10482-169712018-11-09T16:15:53Z Análise de uma experiência de formação continuada em matemática com professores dos anos iniciais do ensino fundamental Pivante, Monica Aparecida Gontijo, Cleyton Hércules Professores - formação Educação permanente - matemática Professores de matemática - educação Prática de ensino Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014. Esta pesquisa investigou as influências do curso Pró-Letramento Matemática 2011 nas práticas pedagógicas de professores que dele participaram. Utilizamos como referencial teórico-metodológico Gatti (2011), Moraes (2003), Silva (2008, 2011),Fiorentini e Lorenzato (2007), Nacarato (2004, 2011), Muniz, (2009, 2010) entre outros. A pesquisa qualitativatratoudas informaçõescoletadas por meio de questionários, entrevistas eoutros documentosaplicados no início, durante dois anos após o término do curso de formação e utilizouregistros produzidos pelos professores por meio dos instrumentos: Diário de Bordo, Avaliações Diárias, Tarefas Individuais e entrevistas. Reconhecemosas unidades temáticas por período da formação, a partir dos procedimentos de Análise de Conteúdo, iniciando com três categorias: Percepções antes do curso; Percepções durante o cursoe Percepções depois do curso e suassubcategorias. Percebemos nas três categorias que as professoras buscaram conhecimentos e metodologias com o intuito de ministrarem aulas de Matemática de maneira mais prazerosas e significativas, superando dificuldades com alguns conteúdos, além de se apropriarem de nova forma de compreensão e percepção do ensino e da aprendizagem em matemática. Houve relatos de professores interlocutores afirmando que foi a partir do Pró-Letramento Matemática seus primeiros contatos com os princípios da Educação Matemática. Constatamos que foi um curso de grande alcance, oferecido aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no DF. Entretanto, é necessária a continuidade das discussões teóricas, metodológicas e epistemológicas acerca do ensino e aprendizagem matemática para professores que ensinam matemática nos anos iniciais da Educação Básica. É enfático que os aspectos desafiantes na formação pedagógica foram a ressignificação de algumas representações e a apropriação de conhecimentos e de metodologias em matemática que até então eram pouco discutidas como: a organização, o registro e a análise do planejamento e da observação com vistas ao acompanhamento das crianças durante suas ações nas aulas de Matemática. Detectamos que, mesmo após dois anos, os professores ainda tentam colocar em prática o que aprenderam no curso. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This research investigated the influence of Pro-2011 Math Literacy course in pedagogical practices of teachers who participated. We use as theoretical-methodological Gatti (2011), Mathew (2003), Silva (2008, 2011), Fiorentini and Lorenzato (2007), Nacarato (2004, 2011), Muniz, (2009, 2010) among others. The qualitative research dealt with the information collected by means of questionnaires, interviews and other documents applied at the beginning, during and two years after the end of the training course and used records produced by professors by means of instruments: logbook, Daily Evaluations, individual tasks and interviews. We recognize the thematic units per period of formation, from content Analysis procedures, starting with three categories: Perceptions before the course; Perceptions during the course and Perceptions after the course along with its subcategories. We realized in three categories that the teachers have sought knowledge and methodologies with the aim of delivering mathematics classes enjoyable and meaningful way, overcoming difficulties with some content, in addition to appropriating of new way of understanding and perception of teaching and learning in mathematics. There were reports of teachers interlocutors stating that it was from the Pro-Math Literacy its first contacts with the principles of mathematics education. We found that was a far-reaching course, offered to teachers of the early years of elementary school in the DF. However, there is a need for continuity of the methodological and epistemological, theoretical discussions about teaching and learning mathematics for teachers who teach mathematics in the early years of basic education. It is emphatic that the challenging aspects in the pedagogic formation went to remaining of some representations and the appropriation of knowledge and of methodologies in mathematics that up to that time were little discussed how: the organization, the register and the analysis planning and observation with a view to monitoring the children during their actions in math classes. We have detected that, even after two years, teachers are still trying to put into practice what they have learned in the course. 2014-11-20T14:12:15Z 2014-11-20T14:12:15Z 2014-11-20T14:12:15Z 2014-03-19 Dissertação OLIVEIRA, Monica Aparecida Pivante de. Análise de uma experiência de formação continuada em matemática com professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. x, 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/16971 Português Acesso Aberto A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. application/pdf |
institution |
REPOSITORIO UNB |
collection |
REPOSITORIO UNB |
language |
Português |
topic |
Professores - formação Educação permanente - matemática Professores de matemática - educação Prática de ensino |
spellingShingle |
Professores - formação Educação permanente - matemática Professores de matemática - educação Prática de ensino Pivante, Monica Aparecida Análise de uma experiência de formação continuada em matemática com professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014. |
author2 |
Gontijo, Cleyton Hércules |
format |
Dissertação |
author |
Pivante, Monica Aparecida |
author_sort |
Pivante, Monica Aparecida |
title |
Análise de uma experiência de formação continuada em matemática com professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_short |
Análise de uma experiência de formação continuada em matemática com professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Análise de uma experiência de formação continuada em matemática com professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Análise de uma experiência de formação continuada em matemática com professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Análise de uma experiência de formação continuada em matemática com professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
análise de uma experiência de formação continuada em matemática com professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
publishDate |
2014 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16971 |
_version_ |
1641987999273058304 |
score |
13.657419 |