Percepção categórica do contínuo /b/-/p/ no português brasileiro em estudantes alfabetizados do ensino fundamental

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2016.

Main Author: Santana, Maiara Maia de
Other Authors: Feitosa, Maria Angela Guimarães
Format: Dissertação
Language: Português
Published: 2016
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21614
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21614
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-21614
recordtype dspace
spelling ir-10482-216142021-10-07T18:29:32Z Percepção categórica do contínuo /b/-/p/ no português brasileiro em estudantes alfabetizados do ensino fundamental Santana, Maiara Maia de Feitosa, Maria Angela Guimarães Língua portuguesa Ensino fundamental Alfabetização - fonética Língua portuguesa - português falado Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2016. Estudos prévios sugerem que os sons da fala são percebidos categoricamente. Esse fenômeno é definido como uma mudança repentina na percepção de uma categoria fonética para outra, em determinado ponto de um contínuo acústico. Tradicionalmente, as pesquisas sobre representação de categorias fonêmicas têm se centrado na relação entre identificação e discriminação dos sons da fala em um contínuo de estímulo. Objetivou-se, com este estudo, verificar se a percepção de fala em estudantes de 9 a 15 anos de idade com desenvolvimento típico e cursando o ensino fundamental,, opera de modo categórico para o contínuo /bala/- /pala/, investigando também se a duração do pré-vozeamento é uma pista relevante para a percepção desses sons no português brasileiro. Neste trabalho o contínuo /bala/-/pala/ foi apresentado aos participantes por meio dos experimentos de identificação e discriminação. Os resultados mostraram consistência entre a discriminação esperada e observada e apresentaram uma fronteira fonêmica, tomada como o valor de VOT com porcentagem de resposta de 50%, em torno do VOT -18,78 ms. Conclui-se que a duração do pré-vozeamento é uma pista acústica relevante para a distinção entre /bala/ e /pala/ no português brasileiro e ofereceu uma percepção categórica clara para o contínuo estudado. Previous studies suggest that speech sounds are perceived categorically. This phenomenon is defined as a sudden change in the perception of a phonetic category to another at a point of an acoustic continuum. Traditionally, investigations on representation of phonetic categories have focused on the relation between identification and discrimination of speech sounds in a stimulus continuum. This study aimed to verify if speech perception by elementary school students with typical development, 9 to15 years old, operates in categorical mode for the continuum, / bala /-/pala /; it also aimed to investigate if the duration of pre-voicing could be an important clue to the perception of these sounds in Brazilian Portuguese. In this work, the continuum / bala/ - /pala / was presented to participants in identification and discrimination experiments. The results showed consistency between expected and observed discrimination and presented a phonetic boundary around VOT - 18,78 ms, considered as the VOT producing 50% response rate,. It was concluded that the duration of pre-voicing is a significant acoustic clue for distinguishing /bala/ and /pala/ in Brazilian Portuguese and offered a clear categorical perception for the studied continuum. 2016-10-24T13:03:32Z 2016-10-24T13:03:32Z 2016-10-24 2016-06-29 Dissertação SANTANA, Maiara Maia de. Percepção categórica do contínuo /b/-/p/ no português brasileiro em estudantes alfabetizados do ensino fundamental. 2016. xii, 42 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/21614 http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21614 Português Acesso Aberto A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. application/pdf
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Língua portuguesa
Ensino fundamental
Alfabetização - fonética
Língua portuguesa - português falado
spellingShingle Língua portuguesa
Ensino fundamental
Alfabetização - fonética
Língua portuguesa - português falado
Santana, Maiara Maia de
Percepção categórica do contínuo /b/-/p/ no português brasileiro em estudantes alfabetizados do ensino fundamental
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2016.
author2 Feitosa, Maria Angela Guimarães
format Dissertação
author Santana, Maiara Maia de
author_sort Santana, Maiara Maia de
title Percepção categórica do contínuo /b/-/p/ no português brasileiro em estudantes alfabetizados do ensino fundamental
title_short Percepção categórica do contínuo /b/-/p/ no português brasileiro em estudantes alfabetizados do ensino fundamental
title_full Percepção categórica do contínuo /b/-/p/ no português brasileiro em estudantes alfabetizados do ensino fundamental
title_fullStr Percepção categórica do contínuo /b/-/p/ no português brasileiro em estudantes alfabetizados do ensino fundamental
title_full_unstemmed Percepção categórica do contínuo /b/-/p/ no português brasileiro em estudantes alfabetizados do ensino fundamental
title_sort percepção categórica do contínuo /b/-/p/ no português brasileiro em estudantes alfabetizados do ensino fundamental
publishDate 2016
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21614
http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21614
_version_ 1713692129408057344
score 13.657419