Avaliação do tempo de reação de crianças portadoras de anemia falciforme

Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, 2016.

Main Author: Marinello, Kéllen Carvalho Vicentina
Other Authors: Carmo, Jake Carvalho do
Format: Dissertação
Language: Português
Published: 2016
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21701
http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21701
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spelling ir-10482-217012021-09-28T12:50:29Z Avaliação do tempo de reação de crianças portadoras de anemia falciforme Reaction time assessment of sickle cell anemia children Marinello, Kéllen Carvalho Vicentina Carmo, Jake Carvalho do Anemia falciforme Tempo de reação Crianças - doenças Desenvolvimento infantil Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, 2016. A Anemia Falciforme (AF) é uma doença crônica que pode afetar gravemente o desenvolvimento infantil, em especial a capacidade de processar rapidamente uma informação. O objetivo do estudo foi avaliar o tempo de reação em crianças portadoras de Anemia Falciforme, usando testes de tempo de reação simples (TRS) e de escolha (TRE), por meio de equipamentos desenhados para este fim. Foram avaliadas 46 crianças, sendo 24 com Anemia Falciforme (AF), que constituíram o grupo experimental (GE), e 22 sem histórico da doença, que constituíram o grupo controle (GC). A média de idade do GE foi 9,41 (±1,97) e do GC foi 8,33 (±1,54). Os equipamentos para aplicação dos testes de TRS e TRE foram desenvolvidos com uso do Arduino que foi programado para gerar estímulos luminosos randômicos, de acordo com o objetivo de cada teste, bem como pela captação das respostas motoras, pelo acionamento do botão, transferência e registro dos dados para o computador via bluetooth. Os resultados mostram déficit significativo no TRE das crianças com AF e no TRS uma menor resistência à distração, cometendo uma maior proporção de erros por omissão, quando comparadas ao grupo controle. No TRE houve uma maior dispersão das respostas do GE quando comparadas ao GC. Concluímos que as crianças com AF apresentam redução no TRE, podendo estar relacionada a insultos cerebrais silenciosos e à falta de oportunidades de vivências motoras ao longo da infância. Acreditamos que o uso de testes psicométricos e exames de imagem possam reforçar os achados e auxiliar numa investigação mais ampla deste aspecto neuropsicomotor. The aim of the study was to evaluate the reaction time in children with sickle cell anemia (SCA), using simple and choice reaction time tests, using equipment designed for this purpose. For this study 46 children were evaluated, 24 with SCA, which constituted the experimental group, and 22 with no history of the disease, which constituted the control group. All the children were aged between six and 12 years. The equipment for application of the tests were developed with Arduino, that has been programmed to generate random light stimuli, according to the purpose of each test as well as the capture of motor responses by activating the response button, transfer and registration the data on the computer via Bluetooth. The results show that there is a significant deficit in the choice reaction time tests and simple reaction time in children with SCA, they had less resistance to distraction, committing more errors by omission when compared to the control group. In choice reaction time tests there was significant difference between the type of error and between groups. We conclude that children with SCA present reduction in choice reaction time may be related to silent brain insults and lack of motor experiences throughout childhood. We believe that the use of psychometric tests can reinforce the findings and assist in further investigation of this psychomotor aspect. 2016-11-08T10:34:59Z 2016-11-08T10:34:59Z 2016-11-08 2016-07-08 Dissertação MARINELLO, Kéllen Carvalho Vicentina. Avaliação do tempo de reação de crianças portadoras de anemia falciforme. 2016. vi, 59 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/21701 http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21701 Português Acesso Aberto A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. application/pdf
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