Proposta de integração da ação bibliotecária e ação docente no programa de formação para competências em informação na biblioteca universitária

Trabalhos originalmente apresentados no IV Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade.

Main Authors: Simeão, Elmira, Suaiden, Emir José, Nunes, Denise Bacellar, Santos, Lídia, Freitas, Fabiane Nogueira, Santos, Francisco Rafael Amorim dos, Nasser, Jane, Teotônio, Mara Karoline Lins, Santos, Rafael Barcelos, Pereira, Valéria Canto, Peres, Mônica Regina
Format: Parte de livro ou capítulo de livro
Language: Português
Published: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação 2016
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22021
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-22021
recordtype dspace
spelling ir-10482-220212018-12-04T14:23:33Z Proposta de integração da ação bibliotecária e ação docente no programa de formação para competências em informação na biblioteca universitária Simeão, Elmira Suaiden, Emir José Nunes, Denise Bacellar Santos, Lídia Freitas, Fabiane Nogueira Santos, Francisco Rafael Amorim dos Nasser, Jane Teotônio, Mara Karoline Lins Santos, Rafael Barcelos Pereira, Valéria Canto Peres, Mônica Regina Competência informacional Biblioteca universitária Biblioteconomia Trabalhos originalmente apresentados no IV Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade. Relata experiência inovadora da Biblioteca Central da Universidade de Brasília em um Programa de Formação em Competência em Informação que integra docentes, discentes e bibliotecários da instituição. O programa reúne um conjunto de habilidades, desenvolvidas de forma disciplinada e coerente com o currículo universitário. A ação capacita o aluno para a autonomia na busca e uso de informações significativas à sua formação. A proposta inicial se apoia na oferta de uma disciplina cujo conteúdo aborda questões de normalização, metodologia, prática de pesquisa, direitos autorais e similares. A oferta da disciplina é complementada com outros formatos de treinamentos, alguns já utilizados pela biblioteca. A ideia é que parte desses conteúdos pode ser construído por bibliotecários, apoiados pelos professores. O mais importante é destacar a biblioteca como protagonista do processo de qualificação da pesquisa institucional. Na prática há consulta e interação com os diversos materiais a partir da página da biblioteca (textos, vídeos, tutoriais, etc.) e a divulgação dos repositórios institucionais. A avaliação se dá em processo quali-quantitativo e tem como objetivo principal verificar se os alunos utilizaram nas pesquisas a documentação certificada pela instituição, se produziram resultados satisfatórios, a partir da leitura e compreensão dos materiais indicados. Destaca-se que a avaliação considera o nível do aluno em função das etapas de curriculares de cada curso. 2016-12-21T13:49:34Z 2016-12-21T13:49:34Z 2015 Parte de livro ou capítulo de livro SIMEÃO, Elmira Luzia Melo Soares et al. Proposta de integração da ação bibliotecária e ação docente no programa de formação para competências em informação na biblioteca universitária. In: SIMEÃO, Elmira Luzia Melo Soares; BELUZZO, Regina Célia Baptista (Coord.). Competência em Informação: teoria e práxis. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2015. p. 169-184. http://repositorio.unb.br/handle/10482/22021 Português Acesso Aberto Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela detentora de direitos autorais patrimoniais, em 11 de outubro de 2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. application/pdf Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Competência informacional
Biblioteca universitária
Biblioteconomia
spellingShingle Competência informacional
Biblioteca universitária
Biblioteconomia
Simeão, Elmira
Suaiden, Emir José
Nunes, Denise Bacellar
Santos, Lídia
Freitas, Fabiane Nogueira
Santos, Francisco Rafael Amorim dos
Nasser, Jane
Teotônio, Mara Karoline Lins
Santos, Rafael Barcelos
Pereira, Valéria Canto
Peres, Mônica Regina
Proposta de integração da ação bibliotecária e ação docente no programa de formação para competências em informação na biblioteca universitária
description Trabalhos originalmente apresentados no IV Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade.
format Parte de livro ou capítulo de livro
author Simeão, Elmira
Suaiden, Emir José
Nunes, Denise Bacellar
Santos, Lídia
Freitas, Fabiane Nogueira
Santos, Francisco Rafael Amorim dos
Nasser, Jane
Teotônio, Mara Karoline Lins
Santos, Rafael Barcelos
Pereira, Valéria Canto
Peres, Mônica Regina
author_sort Simeão, Elmira
title Proposta de integração da ação bibliotecária e ação docente no programa de formação para competências em informação na biblioteca universitária
title_short Proposta de integração da ação bibliotecária e ação docente no programa de formação para competências em informação na biblioteca universitária
title_full Proposta de integração da ação bibliotecária e ação docente no programa de formação para competências em informação na biblioteca universitária
title_fullStr Proposta de integração da ação bibliotecária e ação docente no programa de formação para competências em informação na biblioteca universitária
title_full_unstemmed Proposta de integração da ação bibliotecária e ação docente no programa de formação para competências em informação na biblioteca universitária
title_sort proposta de integração da ação bibliotecária e ação docente no programa de formação para competências em informação na biblioteca universitária
publisher Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação
publishDate 2016
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/22021
_version_ 1641988138297458688
score 13.657419