Estética da cópia : por uma filologia histórica de algumas gravuras de Jean-Baptiste Debret (1768-1848)

Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.

Main Author: Jorge, Marcelo Gonczarowska
Other Authors: D’Angelo, Biagio
Format: Dissertação
Language: Português
Published: 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22176
http://dx.doi.org/10.26512/2016.09.D.22176
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-22176
recordtype dspace
spelling ir-10482-221762021-10-26T15:53:15Z Estética da cópia : por uma filologia histórica de algumas gravuras de Jean-Baptiste Debret (1768-1848) Jorge, Marcelo Gonczarowska D’Angelo, Biagio Filosofia Debret , Jean-Baptiste (1768-1848) Gravura Desenho - técnica Arte - estudo e ensino Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016. Esta dissertação versa sobre a primeira etapa do método acadêmico de aprendizado do desenho, a cópia de gravura. Nesta pesquisa, estuda-se o tema por meio de três conjuntos de estampas de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), encontrados nas coleções do Départementdes Estampes e de laPhotographie da Bibliothèquenationale de France, em Paris: um gravado por Gilles-Antoine Demarteau (1750-1802) em 1802 e dois outros por L. M. Petit entre c. 1809-1813, o Nouveau RecueilÉlémentaire de Dessine as têtes d´étude d´après David. Neste trabalho, examinam-se as características do método de ensino do desenho utilizado na França, nos séculos XVIII e XIX, e o contexto institucional e econômico no qual se desenvolvia a produção das pranchas didáticas para desenho. A metodologia adotada foi a análise e a comparação de bibliografia sobre o tema, de documentos de época e de cursos de desenho em pranchas, somada à interpretação dos modelos a partir da experiência do pesquisador no aprendizado e no magistério dessa disciplina. Os objetivos principais da pesquisa foram buscar uma melhor compreensão do universo da produção de gravuras didáticas no início dos 1800, das características e das finalidades dos cursos em modelosestampa, as particularidades das pranchas produzidas por Debret e a maneira pela qual a biografia desse artista pode ser reinterpretada a partir das informações colhidas. Cette dissertation plonge dans la première étape de la méthode académique d’apprentissage du dessin, soit la copie de gravures. Dans cette recherche, l´on étudie le sujet par moyen de trois ensembles d´estampes de Jean-Baptiste Debret (1768-1848) trouvés dans les collections du Département des Estampes e de la Photographie da Bibliothèque nationale de France, à Paris: le premier fut gravé par Gilles-Antoine Demarteau (1750-1802) et les deux autres par L. M. Petit (1784-?) entre c. 1809-1813 (le Nouveau Recueil Élémentaire de Dessin et les têtes d´étude d´après David). Dans ce travail, on examine les caractéristiques de la méthode d’enseignement du dessin adoptée en France au XVIIIe et au XIXe siècles et le contexte institutionnel et économique dans lequel se développait la production de planches didactiques. On a opté pour une méthodologie basée sur l’analyse et la comparaison de la bibliographie publiée sur le sujet, des documents de l’époque et des cours en modèles-estampe, outre l´interprétation de ces modèles par le biais de l’expérience personnelle du chercheur en ce qui concerne l’enseignement et l’apprentissage de cette discipline. Les buts les plus importants de la recherche ont été la quête d’une compréhension amélioré de l’univers de la production de gravures didactiques au début des années 1800, des caractéristiques e des objectifs des cours en modèles-estampes, des singularités des planches de Debret par rapport aux autres et de la façon dont la biographie de cet artiste peut être réévaluée d´après les résultats de la recherche. 2017-01-11T21:13:39Z 2017-01-11T21:13:39Z 2017-01-11 2016-09-05 Dissertação JORGE, Marcelo Gonczarowska. Estética da cópia: por uma filologia histórica de algumas gravuras de Jean-Baptiste Debret (1768-1848). 2016. 240 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/22176 http://dx.doi.org/10.26512/2016.09.D.22176 Português Acesso Aberto A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. application/pdf
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Filosofia
Debret , Jean-Baptiste (1768-1848)
Gravura
Desenho - técnica
Arte - estudo e ensino
spellingShingle Filosofia
Debret , Jean-Baptiste (1768-1848)
Gravura
Desenho - técnica
Arte - estudo e ensino
Jorge, Marcelo Gonczarowska
Estética da cópia : por uma filologia histórica de algumas gravuras de Jean-Baptiste Debret (1768-1848)
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.
author2 D’Angelo, Biagio
format Dissertação
author Jorge, Marcelo Gonczarowska
author_sort Jorge, Marcelo Gonczarowska
title Estética da cópia : por uma filologia histórica de algumas gravuras de Jean-Baptiste Debret (1768-1848)
title_short Estética da cópia : por uma filologia histórica de algumas gravuras de Jean-Baptiste Debret (1768-1848)
title_full Estética da cópia : por uma filologia histórica de algumas gravuras de Jean-Baptiste Debret (1768-1848)
title_fullStr Estética da cópia : por uma filologia histórica de algumas gravuras de Jean-Baptiste Debret (1768-1848)
title_full_unstemmed Estética da cópia : por uma filologia histórica de algumas gravuras de Jean-Baptiste Debret (1768-1848)
title_sort estética da cópia : por uma filologia histórica de algumas gravuras de jean-baptiste debret (1768-1848)
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/22176
http://dx.doi.org/10.26512/2016.09.D.22176
_version_ 1715958309709676544
score 13.657419