A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)

Este artigo apresenta os primeiros resultados do projeto Itinerâncias Urbanas: os artistas e o campo das representações estéticas, que pretende mapear e analisar a produção e a consolidação do campo das artes visuais em Brasília, em três momentos significativos de sua história: os anos 50, quando se...

Full description

Main Author: Madeira, Angélica
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25913
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-25913
recordtype dspace
spelling ir-10482-259132019-03-28T14:04:42Z A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967) The itinerancy of artists: the construction of the visual arts field in Brasília (1958-1967) Madeira, Angélica Arte e política modernização concretismo art and politics modernization concretism Este artigo apresenta os primeiros resultados do projeto Itinerâncias Urbanas: os artistas e o campo das representações estéticas, que pretende mapear e analisar a produção e a consolidação do campo das artes visuais em Brasília, em três momentos significativos de sua história: os anos 50, quando se tornaram hegemônicos o paradigma racionalista em arquitetura e urbanismo, e o concretismo no Brasil; 1967, ano do quarto Salão Nacional de Artes Plásticas de Brasília, o último promovido pelo mecenato oficial, que tornou explícita a tendência conceitual na arte brasileira; e, finalmente o momento contemporâneo, ou seja, as duas últimas décadas, quando mudam os mecanismos de patrocínio e se torna mais explícita a relação entre arte e mercado. O artigo pretende ainda pontuar algumas questões mais substantivas, de natureza teórica, assim como alguns impasses de método. This article presents the first results of a research which aims at mapping and analyzing the construction and the consolidation of the field of the visual arts in Brasília. The whole project is divided into three significant moments of the city's history: the fifties, when the rationalist model in architecture and urban design, and concretism in the field of the arts became hegemonic; the late sixties, when conceptualism was strongly affirmed on the Brazilian art scene; and finally, the two last decades, which brought big changes to patronage and to art market strategies. The article also punctuate some theoretical and methodological remarks. 2017-12-07T04:36:56Z 2017-12-07T04:36:56Z 2002 Artigo Tempo soc.,v.14,n.2,p.187-207,2002 0103-2070 http://repositorio.unb.br/handle/10482/25913 10.1590/S0103-20702002000200010 pt Acesso Aberto application/pdf Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702002000200010&lng=en&nrm=iso http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-20702002000200010&lng=en&nrm=iso http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0103-20702002000200010&lng=en&nrm=iso
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Arte e política
modernização
concretismo
art and politics
modernization
concretism
spellingShingle Arte e política
modernização
concretismo
art and politics
modernization
concretism
Madeira, Angélica
A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)
description Este artigo apresenta os primeiros resultados do projeto Itinerâncias Urbanas: os artistas e o campo das representações estéticas, que pretende mapear e analisar a produção e a consolidação do campo das artes visuais em Brasília, em três momentos significativos de sua história: os anos 50, quando se tornaram hegemônicos o paradigma racionalista em arquitetura e urbanismo, e o concretismo no Brasil; 1967, ano do quarto Salão Nacional de Artes Plásticas de Brasília, o último promovido pelo mecenato oficial, que tornou explícita a tendência conceitual na arte brasileira; e, finalmente o momento contemporâneo, ou seja, as duas últimas décadas, quando mudam os mecanismos de patrocínio e se torna mais explícita a relação entre arte e mercado. O artigo pretende ainda pontuar algumas questões mais substantivas, de natureza teórica, assim como alguns impasses de método.
format Artigo
author Madeira, Angélica
author_sort Madeira, Angélica
title A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)
title_short A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)
title_full A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)
title_fullStr A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)
title_full_unstemmed A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)
title_sort itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em brasília (1958-1967)
publisher Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/25913
_version_ 1641988477196173312
score 13.657419