Avaliação do ambiente de trabalho na propagação de Eucalyptus spp.

Nesta pesquisa, desenvolvida a partir de dados coletados em viveiro florestal no Vale do Rio Doce, MG, objetivou-se estudar os fatores ergonômicos relacionados às atividades exercidas nesses ambientes, visando à melhoria da saúde, do bem-estar, da segurança, do conforto e da produtividade dos trabal...

Full description

Main Authors: Alves, José U., Minetti, Luciano J., Souza, Amaury P. de, Silva, Kátia R., Gomes, José M., Fiedler, Nilton C.
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25940
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: Nesta pesquisa, desenvolvida a partir de dados coletados em viveiro florestal no Vale do Rio Doce, MG, objetivou-se estudar os fatores ergonômicos relacionados às atividades exercidas nesses ambientes, visando à melhoria da saúde, do bem-estar, da segurança, do conforto e da produtividade dos trabalhadores. O objetivo específico foi a caracterização do ambiente de trabalho em relação ao conforto térmico, luminosidade e ruído. Os dados foram coletados através de medições do clima do local de trabalho, da luminosidade e do ruído. Os resultados indicaram que o ambiente de trabalho apresentou valores do Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo, nas casas-de-vegetação, acima dos limites. A luminosidade encontrada foi considerada insuficiente nos postos de trabalho das atividades de estaqueamento e corte de macroestacas. Os níveis de ruído encontrados foram elevados nas atividades de lavagem e desinfecção de tubetes.