Cultural bias in the SON-R test : comparative study of Brazilian and dutch children

No presente estudo, incluindo 83 crianças brasileiras e 51 holandesas, verificou-se a presença de viés cultural nos itens do SON-R 5½-17 que usam objetos e situações concretas. Dois procedimentos foram seguidos para detectar viés do item. No primeiro, perguntou-se às crianças, imediatamente depois d...

Full description

Main Authors: Tellegen, Peter J., Laros, Jacob Arie
Format: Artigo
Language: English
Published: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26216
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722004000200002
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-26216
recordtype dspace
spelling ir-10482-262162022-01-06T14:58:33Z Cultural bias in the SON-R test : comparative study of Brazilian and dutch children Viés cultural no teste SON-R : estudo comparativo entre crianças brasileiras e holandesas Tellegen, Peter J. Laros, Jacob Arie Cultura Testes não-verbais de inteligência Crianças No presente estudo, incluindo 83 crianças brasileiras e 51 holandesas, verificou-se a presença de viés cultural nos itens do SON-R 5½-17 que usam objetos e situações concretas. Dois procedimentos foram seguidos para detectar viés do item. No primeiro, perguntou-se às crianças, imediatamente depois de uma resposta errada, se elas reconheceram os desenhos utilizados nos itens. No segundo procedimento, comparou-se a dificuldade dos itens para as crianças brasileiras com a dificuldade dos itens para as crianças holandesas da amostra de normatização do SON-R 5½-17. Identificaram-se quatorze itens com viés, dos quais dez favorecem as crianças holandesas e quatro as crianças brasileiras. A desvantagem cultural para as crianças brasileiras é bastante pequena, levando em consideração o grande número de itens investigado. Este estudo indicou quais itens do SON-R 5½-17 precisam ser melhorados, não só por razões de viés cultural, mas também porque crianças, independentemente do background cultural, encontraram problemas com o reconhecimento de vários desenhos. The present study, including 83 Brazilian and 51 Dutch children, evaluated the presence of cultural bias in items of the SON-R 5½-17 that make use of concrete objects and situations. Two procedures were followed to detect item bias. The first consisted of asking the children, immediately after an incorrect answer, whether they recognized the pictures. The second procedure compared item difficulties of the Brazilian children with those of the Dutch children belonging to the standardization sample of the SON-R 5½-17. Fourteen items were detected with bias: ten of these favored the Dutch group and four the Brazilian group. The cultural disadvantage for Brazilian children is rather small, taking the large amount of investigated items into account. This study indicated which items of the SON-R 5½-17 should be improved, not only for reasons of cultural bias, but also because children, irrespective of their cultural background, encountered problems with the recognition of several pictures. 2017-12-07T04:39:25Z 2017-12-07T04:39:25Z 2004 Artigo TELLEGEN, Peter J.; LAROS, Jacob A. Cultural bias in the SON-R test: comparative study of Brazilian and dutch children. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 103-111, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722004000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/6qZSdVYsmdfNGFMBG5SkB7P/?lang=en#. Acesso em: 10 nov. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26216 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722004000200002 en Acesso Aberto Psicologia: Teoria e Pesquisa - ork is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ptp/a/6qZSdVYsmdfNGFMBG5SkB7P/?lang=en#. Acesso em: 10 nov. 2021. application/pdf Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language English
topic Cultura
Testes não-verbais de inteligência
Crianças
spellingShingle Cultura
Testes não-verbais de inteligência
Crianças
Tellegen, Peter J.
Laros, Jacob Arie
Cultural bias in the SON-R test : comparative study of Brazilian and dutch children
description No presente estudo, incluindo 83 crianças brasileiras e 51 holandesas, verificou-se a presença de viés cultural nos itens do SON-R 5½-17 que usam objetos e situações concretas. Dois procedimentos foram seguidos para detectar viés do item. No primeiro, perguntou-se às crianças, imediatamente depois de uma resposta errada, se elas reconheceram os desenhos utilizados nos itens. No segundo procedimento, comparou-se a dificuldade dos itens para as crianças brasileiras com a dificuldade dos itens para as crianças holandesas da amostra de normatização do SON-R 5½-17. Identificaram-se quatorze itens com viés, dos quais dez favorecem as crianças holandesas e quatro as crianças brasileiras. A desvantagem cultural para as crianças brasileiras é bastante pequena, levando em consideração o grande número de itens investigado. Este estudo indicou quais itens do SON-R 5½-17 precisam ser melhorados, não só por razões de viés cultural, mas também porque crianças, independentemente do background cultural, encontraram problemas com o reconhecimento de vários desenhos.
format Artigo
author Tellegen, Peter J.
Laros, Jacob Arie
author_sort Tellegen, Peter J.
title Cultural bias in the SON-R test : comparative study of Brazilian and dutch children
title_short Cultural bias in the SON-R test : comparative study of Brazilian and dutch children
title_full Cultural bias in the SON-R test : comparative study of Brazilian and dutch children
title_fullStr Cultural bias in the SON-R test : comparative study of Brazilian and dutch children
title_full_unstemmed Cultural bias in the SON-R test : comparative study of Brazilian and dutch children
title_sort cultural bias in the son-r test : comparative study of brazilian and dutch children
publisher Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26216
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722004000200002
_version_ 1724124873743138816
score 13.657419