Relações conjugais e parentais : uma comparação entre famílias de classes sociais baixa e média
É importante estudar as inter-relações entre as relações parentais e maritais para a compreensão do desenvolvimento e o ajustamento social de crianças. O objetivo deste estudo é descrever aspectos da qualidade das relações parentais e maritais de 14 famílias de classes média e baixa, compostas por p...
Main Authors: | Braz, Marcela Pereira, Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos, Silva, Nara Liana Pereira |
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Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2017
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Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26441 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200002 |
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ir-10482-264412021-04-06T12:35:35Z Relações conjugais e parentais : uma comparação entre famílias de classes sociais baixa e média Marital and parental relationships : a comparison of middle and working class families Braz, Marcela Pereira Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos Silva, Nara Liana Pereira Relações conjugais Relações parentais Pré-escolares Família É importante estudar as inter-relações entre as relações parentais e maritais para a compreensão do desenvolvimento e o ajustamento social de crianças. O objetivo deste estudo é descrever aspectos da qualidade das relações parentais e maritais de 14 famílias de classes média e baixa, compostas por pai, mãe e criança-alvo na faixa etária de 4-5 anos. Um questionário sobre dados sócio-demográficos, estrutura familiar, modos de vida e divisão de tarefas domésticas foi respondido pelas mães e uma entrevista semi-estruturada foi conduzida com mães e pais, separadamente, incluindo questões sobre satisfação marital, conflito, coalizão, valores e crenças sobre casamento e educação de filhos e suas influências nas interações genitores-criança. Os resultados indicam que uma boa relação marital favorece o compartilhamento de tarefas domésticas e práticas de educação entre maridos e esposas e promove o desenvolvimento de sentimentos de segurança em suas crianças. Os dados são discutidos em termos das influências mútuas entre as relações maritais e parentais, levando em consideração as similaridades e as diferenças entre as famílias de classes média e baixa. It is important to study the interrelatedness between marital and parental relationships in order to understand children's social adjustment and development. Therefore, this study aims to describe aspects of the quality of marital and parental relationships from Brazilian working and middle class families. Fourteen families consisting of father, mother, and target preschool children at the age of 4-5 years were selected to participate in this study. A questionnaire on social-demographic data, family structure, lifestyles, and division of home tasks was answered by mothers. A semi-structured interview was conducted with mothers and fathers, separately, including questions on marital satisfaction, conflict, coalition, values and beliefs on marriage and parenting, and their influence on parents-child interactions. The results indicate that a good marital relationship fosters sharing domestic tasks and childrearing practices between wives and husbands and promotes the development of security feelings in their children. The discussion is based on the differences between working and middle class families in terms of mutual influences between both kinds of relationships. 2017-12-07T04:42:30Z 2017-12-07T04:42:30Z 2005-08 Artigo BRAZ, Marcela Pereira; DESSEN, Maria Auxiliadora; SILVA, Nara Liana Pereira. Relações conjugais e parentais: uma comparação entre famílias de classes sociais baixa e média. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 151-161, maio/ago. 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 jan. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26441 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000200002 pt Acesso Aberto Psicologia: Reflexão e Crítica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 25 jan. 2021. application/pdf Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
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