Hiperatividade : doença ou essência um enfoque da gestalt-terapia

Este trabalho discute a hiperatividade considerando a metáfora do corpo da criança e o seu funcionamento psicológico, de forma a esclarecer se a sua expressão constitui doença ou um modo próprio de ser. O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) tem sido extensivamente investigado em p...

Full description

Main Authors: Antony, Sheila, Ribeiro, Jorge Ponciano
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Conselho Federal de Psicologia 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26519
https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932005000200003
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Summary: Este trabalho discute a hiperatividade considerando a metáfora do corpo da criança e o seu funcionamento psicológico, de forma a esclarecer se a sua expressão constitui doença ou um modo próprio de ser. O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) tem sido extensivamente investigado em pesquisas que visam aprimorar os critérios diagnósticos e conhecer sua etiologia. Poucos estudos são orientados para elucidar a dimensão psíquica da criança hiperativa. A Gestalt-Terapia é uma abordagem fenomenológico-existencial assentada em teorias holísticas que reconhecem a multidimensionalidade do humano, enfocando a relação (o contato) como ontológica à existência humana.