Padrões de interação genitores-crianças com e sem síndrome de Down

A literatura a respeito das interações familiares de crianças com síndrome de Down é escassa, sobretudo em relação à participação do pai. Este estudo compara as interações familiares entre dois grupos de crianças pré-escolares, um com e outro sem síndrome de Down, enfatizando as continuidades e muda...

Full description

Main Authors: Silva, Nara Liana Pereira, Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26704
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200015
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-26704
recordtype dspace
spelling ir-10482-267042021-04-06T12:38:03Z Padrões de interação genitores-crianças com e sem síndrome de Down Patterns of interaction between parents and their children with and without Down syndrome Silva, Nara Liana Pereira Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos Interações familiares Relações parentais Síndrome de Down - crianças Observação A literatura a respeito das interações familiares de crianças com síndrome de Down é escassa, sobretudo em relação à participação do pai. Este estudo compara as interações familiares entre dois grupos de crianças pré-escolares, um com e outro sem síndrome de Down, enfatizando as continuidades e mudanças nos seus estilos de interação, ao longo de dois anos. Dez famílias foram visitadas semestralmente em suas casas e as interações entre criança-mãe, criança-pai e criança-mãe-pai ocorridas durante 'atividades livres' foram gravadas em vídeo. Foram analisados 1050 minutos de gravação por meio de observação direta. Os resultados mostram que há similaridades, mas também diferenças na freqüência de atividades realizadas e na participação e qualidade das interações entre genitores-criança e que as famílias diferem quanto aos padrões de estabilidades e mudanças, no decorrer do tempo. Os dados sugerem que há necessidade de incluir o pai e os irmãos nos planejamentos de pesquisa e analisar os dados observacionais considerando díades, tríades e tétrades. Literature about family interactions of Down's syndrome children is scarce, especially regarding the father's involvement. This study compares the family interactions between two groups of pre-school children, one with Down's syndrome and the other with a typical development, highlighting the continuities and changes in their styles of family interaction for a period of two years. Ten families were visited in their homes and the child-mother, child-father, and child-mother-father interactions that developed during 'free activities' were recorded on video. 1050 minutes of video were analyzed by direct observation. The results show us that there are similarities but also differences in the frequency of activities, family member participation, and quality of parent-child interactions. And, that the families are dissimilar as to the patterns of stability and change, as time elapses. We suggest that it is very important to include the father and siblings in researches and to analyze the observational data considering the interactions of dyads, triads, and tetrads. 2017-12-07T04:44:36Z 2017-12-07T04:44:36Z 2006 Artigo SILVA, Nara Liana Pereira; DESSEN, Maria Auxiliadora. Padrões de interação genitores-crianças com e sem síndrome de Down. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 283-291, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722006000200015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000200015&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 jan. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26704 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200015 pt Acesso Aberto Psicologia: Reflexão e Crítica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 25 jan. 2021. application/pdf Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Interações familiares
Relações parentais
Síndrome de Down - crianças
Observação
spellingShingle Interações familiares
Relações parentais
Síndrome de Down - crianças
Observação
Silva, Nara Liana Pereira
Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos
Padrões de interação genitores-crianças com e sem síndrome de Down
description A literatura a respeito das interações familiares de crianças com síndrome de Down é escassa, sobretudo em relação à participação do pai. Este estudo compara as interações familiares entre dois grupos de crianças pré-escolares, um com e outro sem síndrome de Down, enfatizando as continuidades e mudanças nos seus estilos de interação, ao longo de dois anos. Dez famílias foram visitadas semestralmente em suas casas e as interações entre criança-mãe, criança-pai e criança-mãe-pai ocorridas durante 'atividades livres' foram gravadas em vídeo. Foram analisados 1050 minutos de gravação por meio de observação direta. Os resultados mostram que há similaridades, mas também diferenças na freqüência de atividades realizadas e na participação e qualidade das interações entre genitores-criança e que as famílias diferem quanto aos padrões de estabilidades e mudanças, no decorrer do tempo. Os dados sugerem que há necessidade de incluir o pai e os irmãos nos planejamentos de pesquisa e analisar os dados observacionais considerando díades, tríades e tétrades.
format Artigo
author Silva, Nara Liana Pereira
Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos
author_sort Silva, Nara Liana Pereira
title Padrões de interação genitores-crianças com e sem síndrome de Down
title_short Padrões de interação genitores-crianças com e sem síndrome de Down
title_full Padrões de interação genitores-crianças com e sem síndrome de Down
title_fullStr Padrões de interação genitores-crianças com e sem síndrome de Down
title_full_unstemmed Padrões de interação genitores-crianças com e sem síndrome de Down
title_sort padrões de interação genitores-crianças com e sem síndrome de down
publisher Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26704
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200015
_version_ 1697760293551079424
score 13.657419