Estabilidades e mudanças em padrões familiares de crianças com problemas de comportamento exteriorizado
A literatura sobre crianças com problemas de comportamento exteriorizado tem enfatizado a necessidade de descrever a origem e a evolução desses comportamentos. Este estudo visa comparar as continuidades e mudanças no perfil cognitivo, no estresse parental e na qualidade das relações familiares de cr...
Main Authors: | Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos, Szelbracikowski, Adriane Corrêa |
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Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
2017
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Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26715 https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100010 |
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Summary: |
A literatura sobre crianças com problemas de comportamento exteriorizado tem enfatizado a necessidade de descrever a origem e a evolução desses comportamentos. Este estudo visa comparar as continuidades e mudanças no perfil cognitivo, no estresse parental e na qualidade das relações familiares de crianças com problemas de comportamento exteriorizado. Participaram da coleta de dados sete crianças pré-escolares morando com ambos os pais biológicos, com a mãe e o padrasto ou com apenas um genitor. Foram aplicados testes de avaliação cognitiva às crianças e, aos genitores/padrastos, questionário, entrevista semi-estruturada e escala de estresse parental, em dois momentos, ao longo de um ano. Os resultados mostram que houve uma melhora no perfil cognitivo das crianças; alterações na percepção dos genitores/padrastos quanto às características das crianças, ao modo de vida e relacionamento familiar; e estabilidade nos índices de estresse parental. Para compreender melhor a evolução dos comportamentos exteriorizados é preciso implementar pesquisas longitudinais. |
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