Liderança e mudança: o caso educacional de jovens moradores de favelas

Este trabalho tem o objetivo de analisar o caso educacional de adolescentes moradores em favelas, alunos de uma escola municipal no Rio de Janeiro. Foi argumentado que tal tarefa educacional requer liderança efetiva para encorajar mudança de atitude, valores e comportamento de adolescentes, como pro...

Full description

Main Author: Tollini, Ignez Martins
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Fundação CESGRANRIO 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26736
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-26736
recordtype dspace
spelling ir-10482-267362019-03-28T14:07:13Z Liderança e mudança: o caso educacional de jovens moradores de favelas Leadership and change: the educational case of adolescents living in slums Liderazgo y cambio: el caso educacional de jóvenes moradores de chabolas Tollini, Ignez Martins Liderança Mudança Educação Leadership Change Education Liderazgo Cambio Educación Este trabalho tem o objetivo de analisar o caso educacional de adolescentes moradores em favelas, alunos de uma escola municipal no Rio de Janeiro. Foi argumentado que tal tarefa educacional requer liderança efetiva para encorajar mudança de atitude, valores e comportamento de adolescentes, como proposto no Modelo Fullan. Este modelo permitiu a reinterpretação do caso educacional tratado neste estudo, caracterizado por uma "teorização" baseada em conhecimento, criatividade, insight, e bom senso. Espera-se que este estudo inspire políticas educacionais para jovens que vivem em favelas e periferias urbanas e possa ser reproduzido em outras situações. This paper has the objective of analyzing the educational case of adolescents living in slums, students of a municipal school in Rio de Janeiro. It has been argued that it is a difficult task that requires effective leadership to encourage a change in attitude, values and behavior of adolescents, such as proposed in the Fullan Model. This model allowed the reinterpretation of the case addressed in this study, characterized by a "theorization" based on knowledge, creativity, insight, and common sense. It is expected that this study will inspire educational policies for adolescents living in slums and urban periphery , and may be replicated in other situations. Este trabajo tiene por finalidad evaluar el caso educacional de adolescentes favelados, estudiantes de una escuela municipal en Rio de Janeiro. Há sido argumentado que la tarea educacional requiere liderazgo efectivo para estimular cambio de actitud, valores y comportamiento de adolescentes, como propuesto en el Modelo Fullan. Este modelo ha permitido la reinterpretación del caso educacional tratado en este estudio, caracterizado por una "teorización" basada en conocimiento, creatividad, insight, y senso común. Espera-se que este estúdio inspire políticas educacionales para jóvenes moradores de chabolas e periferias urbanas y pueda ser reproducido en otras situaciones. 2017-12-07T04:45:24Z 2017-12-07T04:45:24Z 2006 Artigo Ensaio: aval.pol.públ.Educ.,v.14,n.51,p.223-247,2006 0104-4036 http://repositorio.unb.br/handle/10482/26736 10.1590/S0104-40362006000200006 pt Acesso Aberto application/pdf Fundação CESGRANRIO http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000200006&lng=en&nrm=iso http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362006000200006&lng=en&nrm=iso http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0104-40362006000200006&lng=en&nrm=iso
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Liderança
Mudança
Educação
Leadership
Change
Education
Liderazgo
Cambio
Educación
spellingShingle Liderança
Mudança
Educação
Leadership
Change
Education
Liderazgo
Cambio
Educación
Tollini, Ignez Martins
Liderança e mudança: o caso educacional de jovens moradores de favelas
description Este trabalho tem o objetivo de analisar o caso educacional de adolescentes moradores em favelas, alunos de uma escola municipal no Rio de Janeiro. Foi argumentado que tal tarefa educacional requer liderança efetiva para encorajar mudança de atitude, valores e comportamento de adolescentes, como proposto no Modelo Fullan. Este modelo permitiu a reinterpretação do caso educacional tratado neste estudo, caracterizado por uma "teorização" baseada em conhecimento, criatividade, insight, e bom senso. Espera-se que este estudo inspire políticas educacionais para jovens que vivem em favelas e periferias urbanas e possa ser reproduzido em outras situações.
format Artigo
author Tollini, Ignez Martins
author_sort Tollini, Ignez Martins
title Liderança e mudança: o caso educacional de jovens moradores de favelas
title_short Liderança e mudança: o caso educacional de jovens moradores de favelas
title_full Liderança e mudança: o caso educacional de jovens moradores de favelas
title_fullStr Liderança e mudança: o caso educacional de jovens moradores de favelas
title_full_unstemmed Liderança e mudança: o caso educacional de jovens moradores de favelas
title_sort liderança e mudança: o caso educacional de jovens moradores de favelas
publisher Fundação CESGRANRIO
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26736
_version_ 1641988673828290560
score 13.657419