O papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação

Este artigo discute a importância da experiência na construção de novos conhecimentos, destacando a evolução histórica do conceito e o seu papel na aprendizagem, bem como no desenvolvimento de competências para buscar e usar informações para a produção de conhecimento científico. Parte do pressupost...

Full description

Main Author: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Pontifícia Universidade Católica de Campinas 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27279
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-27279
recordtype dspace
spelling ir-10482-272792019-03-28T14:09:11Z O papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação The role of experience in the learning: perspectives in information seeking and use Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias busca e uso da informação experiência ética letramento informacional conhecimento científico Aprendizagem information seeking and using experience ethics informational literacy scientific knowledge learning Este artigo discute a importância da experiência na construção de novos conhecimentos, destacando a evolução histórica do conceito e o seu papel na aprendizagem, bem como no desenvolvimento de competências para buscar e usar informações para a produção de conhecimento científico. Parte do pressuposto de que, quanto mais experiência de qualidade os pesquisadores adquirirem com a busca e uso da informação, maior será o impacto no conhecimento produzido. Considera que a consciência da experiência pode ser uma forma de tornar o ser humano responsável eticamente pelo ciclo de produção científica, visto que as modificações ou transformações propiciadas pela ciência ocorrem em um mundo inseparável do ser, parte do corpo humano em que a mente se insere. Por isso, a discussão sobre experiência envolve os aspectos cognitivos e a dimensão ética de como o homem se relaciona com a natureza e a transforma. This article discusses the relevance of experience to the construction of new knowledge, emphasizing the historical evolution of this concept and its role in the learning process, as well as in the development of seeking and using information for the production of scientific knowledge. The basic hypothesis is that the more qualified in managing information is the acquired experience of researchers, the more important can be the impact to the produced knowledge. It also considers that the conscience of experience may also be a way for human being to become ethically responsible for the cycled process of scientific production, since the modification or transformation of science happens in an inseparable world of being, part of the human body in which the mind is inserted. As a result, the discussion on experience involves the cognitive aspects and the ethical dimension of the ways man is related to nature and his capacity of transforming it. 2017-12-07T04:50:02Z 2017-12-07T04:50:02Z 2008 Artigo Transinformação,v.20,n.2,p.149-158,2008 0103-3786 http://repositorio.unb.br/handle/10482/27279 10.1590/S0103-37862008000200003 pt Acesso Aberto application/pdf Pontifícia Universidade Católica de Campinas http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862008000200003&lng=en&nrm=iso http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-37862008000200003&lng=en&nrm=iso http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0103-37862008000200003&lng=en&nrm=iso
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic busca e uso da informação
experiência
ética
letramento informacional
conhecimento científico
Aprendizagem
information seeking and using
experience
ethics
informational literacy
scientific knowledge
learning
spellingShingle busca e uso da informação
experiência
ética
letramento informacional
conhecimento científico
Aprendizagem
information seeking and using
experience
ethics
informational literacy
scientific knowledge
learning
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
O papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação
description Este artigo discute a importância da experiência na construção de novos conhecimentos, destacando a evolução histórica do conceito e o seu papel na aprendizagem, bem como no desenvolvimento de competências para buscar e usar informações para a produção de conhecimento científico. Parte do pressuposto de que, quanto mais experiência de qualidade os pesquisadores adquirirem com a busca e uso da informação, maior será o impacto no conhecimento produzido. Considera que a consciência da experiência pode ser uma forma de tornar o ser humano responsável eticamente pelo ciclo de produção científica, visto que as modificações ou transformações propiciadas pela ciência ocorrem em um mundo inseparável do ser, parte do corpo humano em que a mente se insere. Por isso, a discussão sobre experiência envolve os aspectos cognitivos e a dimensão ética de como o homem se relaciona com a natureza e a transforma.
format Artigo
author Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_sort Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
title O papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação
title_short O papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação
title_full O papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação
title_fullStr O papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação
title_full_unstemmed O papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação
title_sort o papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação
publisher Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27279
_version_ 1641988400748691456
score 13.657419