Criação e consolidação do curso de enfermagem na Universidade de Brasília : uma história de tutela (1975 - 1986)

O estudo teve como objetivo resgatar a história do curso de Enfermagem da Universidade de Brasília, desde sua criação em 1975, até sua institucionalização definitiva em 1986. As fontes primárias foram depoimentos orais e documentos inscritos. Os resultados revelam que o curso foi criado com mais de...

Full description

Main Authors: Cardoso, Fátima Aparecida, Dytz, Jane Lynn Garrison
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Universidade Federal do Rio de Janeiro 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27344
https://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452008000200008
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-27344
recordtype dspace
spelling ir-10482-273442021-03-15T12:02:25Z Criação e consolidação do curso de enfermagem na Universidade de Brasília : uma história de tutela (1975 - 1986) Creation and consolidation of the nursing course at the University of Brasília : a guardianship’s history (1975 - 1986) Creación y consolidación del curso de enfermería de la Universidad de Brasília : una historia de tutela (1975 - 1986) Cardoso, Fátima Aparecida Dytz, Jane Lynn Garrison Enfermagem - estudo e ensino Educação em enfermagem Enfermagem - história O estudo teve como objetivo resgatar a história do curso de Enfermagem da Universidade de Brasília, desde sua criação em 1975, até sua institucionalização definitiva em 1986. As fontes primárias foram depoimentos orais e documentos inscritos. Os resultados revelam que o curso foi criado com mais de 13 anos de atraso, em relação ao proposto no plano diretor, e que, mesmo depois da criação, permaneceu 12 anos sob tutela do Curso de Medicina. Na criação, não houve previsão de infraestrutura, dotação orçamentária ou quadro docente mínimo, o que prejudicou o desenvolvimento do curso. O curso enfrentou déficit de docentes, evasão discente e falta de autonomia administrativa. Os autores concluem que, mesmo em condições adversas, os docentes de Enfermagem contornaram os jogos de poder e construíram um espaço próprio. The purpose of the study was to describe the history of the nursing undergraduate program at the University of Brasília, from its founding in 1975, to it´s definite establishment in 1986. Subject depositions and written documents were used as primary sources. The results reveal that the program was created with a delay of 13 years in relation to the original master plan and that, even after its establishment, the program remained for 12 years under the tutelage of the medicine depar tment. There was no prevision for infrastructure, budget endowment or minimum teaching staff, which impaired the development of the program. The program coped with staff shor tage, student drop-out and lack of administrative autonomy. The authors conclude that, in spite of adverse conditions, the nursing teachers were able to circuit the power games and build their own space. 2017-12-07T04:50:14Z 2017-12-07T04:50:14Z 2008-06 Artigo CARDOSO, Fátima Aparecida; DYTZ, Jane Lynn Garrison. Criação e consolidação do curso de enfermagem na Universidade de Brasília: uma história de tutela (1975 - 1986). Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 251-257, jun. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452008000200008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452008000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020. http://repositorio.unb.br/handle/10482/27344 https://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452008000200008 pt Acesso Aberto Escola Anna Nery - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452008000200008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020. application/pdf Universidade Federal do Rio de Janeiro
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Enfermagem - estudo e ensino
Educação em enfermagem
Enfermagem - história
spellingShingle Enfermagem - estudo e ensino
Educação em enfermagem
Enfermagem - história
Cardoso, Fátima Aparecida
Dytz, Jane Lynn Garrison
Criação e consolidação do curso de enfermagem na Universidade de Brasília : uma história de tutela (1975 - 1986)
description O estudo teve como objetivo resgatar a história do curso de Enfermagem da Universidade de Brasília, desde sua criação em 1975, até sua institucionalização definitiva em 1986. As fontes primárias foram depoimentos orais e documentos inscritos. Os resultados revelam que o curso foi criado com mais de 13 anos de atraso, em relação ao proposto no plano diretor, e que, mesmo depois da criação, permaneceu 12 anos sob tutela do Curso de Medicina. Na criação, não houve previsão de infraestrutura, dotação orçamentária ou quadro docente mínimo, o que prejudicou o desenvolvimento do curso. O curso enfrentou déficit de docentes, evasão discente e falta de autonomia administrativa. Os autores concluem que, mesmo em condições adversas, os docentes de Enfermagem contornaram os jogos de poder e construíram um espaço próprio.
format Artigo
author Cardoso, Fátima Aparecida
Dytz, Jane Lynn Garrison
author_sort Cardoso, Fátima Aparecida
title Criação e consolidação do curso de enfermagem na Universidade de Brasília : uma história de tutela (1975 - 1986)
title_short Criação e consolidação do curso de enfermagem na Universidade de Brasília : uma história de tutela (1975 - 1986)
title_full Criação e consolidação do curso de enfermagem na Universidade de Brasília : uma história de tutela (1975 - 1986)
title_fullStr Criação e consolidação do curso de enfermagem na Universidade de Brasília : uma história de tutela (1975 - 1986)
title_full_unstemmed Criação e consolidação do curso de enfermagem na Universidade de Brasília : uma história de tutela (1975 - 1986)
title_sort criação e consolidação do curso de enfermagem na universidade de brasília : uma história de tutela (1975 - 1986)
publisher Universidade Federal do Rio de Janeiro
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27344
https://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452008000200008
_version_ 1695119529933275136
score 13.657419