Uso dos periódicos do Portal CAPES pelos Programas de Pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP - no período de 2000 a 2005

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo principal verificar se o Portal de Periódicos CAPES atende às necessidades de informação de usuários na área de odontologia. Como revisão de literatura, o trabalho traça a evolução, a consolidação e as tendências das bibliotecas...

Full description

Main Authors: Cendon, Beatriz Valadares, Sivieri-Araújo, Gustavo, Leves, Maria Helena Matsumoto Komasti, Ribeiro, Nádia Ameno, Moreira, Lucília Vilarino, Montagnoli, Marley Cristina Chiusoli, Berbert, Fábio Luiz Camargo Villela
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Pontifícia Universidade Católica de Campinas 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27515
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862009000200004
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo principal verificar se o Portal de Periódicos CAPES atende às necessidades de informação de usuários na área de odontologia. Como revisão de literatura, o trabalho traça a evolução, a consolidação e as tendências das bibliotecas digitais de periódicos e analisa as pesquisas existentes sobre o uso do Portal de Periódicos CAPES por usuários da área de saúde e ciências correlatas. O estudo identificou 91 títulos de periódicos de odontologia citados nas referências bibliográficas das teses e dissertações defendidas no período de 2000 a 2005, na Faculdade de Odontologia da UNESP de Araraquara, os quais foram comparados com aqueles que constam do Portal de Periódicos CAPES. Nos resultados são relacionados, para a área de odontologia, os títulos de periódicos citados mas não pertencentes ao Portal, os títulos do Portal não citados nos trabalhos e a frequência de citação de cada título. Essa análise propiciou, também, levantar dados sobre os periódicos de odontologia mais utilizados pelos alunos de pós-graduação da mesma faculdade, para verificar a adequação da coleção de periódicos da sua Biblioteca às necessidades de informação de seus usuários.