Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas

O presente artigo apresenta um panorama histórico da psicologia escolar no Brasil desde a transição do século XIX para o XX, com a formação dos primeiros laboratórios de psicologia para estudos de crianças com problemas de aprendizagem, constituídos, principalmente, a partir da influência norte-amer...

Full description

Main Authors: Barbosa, Rejane Maria, Marinho-Araujo, Claisy Maria
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27742
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-27742
recordtype dspace
spelling ir-10482-277422019-03-28T14:02:17Z Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas School psychology in Brazil: appreciation and historical reflections Barbosa, Rejane Maria Marinho-Araujo, Claisy Maria Psicologia escolar História da psicologia Psicólogo educacional School psychology History of psychology Educacional psychologists O presente artigo apresenta um panorama histórico da psicologia escolar no Brasil desde a transição do século XIX para o XX, com a formação dos primeiros laboratórios de psicologia para estudos de crianças com problemas de aprendizagem, constituídos, principalmente, a partir da influência norte-americana e francesa. Discutem-se, ainda, momentos posteriores de crise, localizados na década de 1980, e a busca por novas bases teórico-metodológicas para a atuação. O artigo está dividido em duas partes: em primeiro lugar, apresentam-se um panorama dos principais fatos históricos e dados de pesquisas acerca das concepções e da atuação em psicologia escolar no cenário brasileiro; posteriormente, discutem-se temas contemporâneos que emergiram a partir de um movimento de ressignificação das práticas de algumas ações que vêm sendo propostas a partir da década de 1990. This article presents an historic overview of School Psychology in Brazil covering the transition between the XIX and XX centuries, with the creation of the first psychology laboratories for studies of children with learning difficulties, mainly resulting from the influence of North America and France. The subsequent period of crisis in the 1980s is also discussed, as is the search for new theoretical and methodological bases for involvement. The article is divided into two parts. First, it presents an overview of the main historical facts and data from research into concepts and involvement in school psychology in the Brazilian setting. Subsequently, contemporary issues are discussed that emerged from a movement towards the resignification of the practice of certain actions that have been proposed since the 1990s. 2017-12-07T04:53:55Z 2017-12-07T04:53:55Z 2010 Artigo Estud. psicol. (Campinas),v.27,n.3,p.393-402,2010 0103-166X http://repositorio.unb.br/handle/10482/27742 10.1590/S0103-166X2010000300011 pt Acesso Aberto application/pdf Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2010000300011&lng=en&nrm=iso http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-166X2010000300011&lng=en&nrm=iso http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0103-166X2010000300011&lng=en&nrm=iso
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Psicologia escolar
História da psicologia
Psicólogo educacional
School psychology
History of psychology
Educacional psychologists
spellingShingle Psicologia escolar
História da psicologia
Psicólogo educacional
School psychology
History of psychology
Educacional psychologists
Barbosa, Rejane Maria
Marinho-Araujo, Claisy Maria
Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas
description O presente artigo apresenta um panorama histórico da psicologia escolar no Brasil desde a transição do século XIX para o XX, com a formação dos primeiros laboratórios de psicologia para estudos de crianças com problemas de aprendizagem, constituídos, principalmente, a partir da influência norte-americana e francesa. Discutem-se, ainda, momentos posteriores de crise, localizados na década de 1980, e a busca por novas bases teórico-metodológicas para a atuação. O artigo está dividido em duas partes: em primeiro lugar, apresentam-se um panorama dos principais fatos históricos e dados de pesquisas acerca das concepções e da atuação em psicologia escolar no cenário brasileiro; posteriormente, discutem-se temas contemporâneos que emergiram a partir de um movimento de ressignificação das práticas de algumas ações que vêm sendo propostas a partir da década de 1990.
format Artigo
author Barbosa, Rejane Maria
Marinho-Araujo, Claisy Maria
author_sort Barbosa, Rejane Maria
title Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas
title_short Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas
title_full Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas
title_fullStr Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas
title_full_unstemmed Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas
title_sort psicologia escolar no brasil: considerações e reflexões históricas
publisher Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27742
_version_ 1641988298838638592
score 13.657419