Representações e estratégias identitárias na experiência do artista

O objetivo deste artigo é compreender os processos de construção das representações e estratégias identitárias utilizadas por artistas em três setores da cultura no Estado de São Paulo. Foram combinadas duas estratégias de coleta de dados: um survey e entrevistas em profundidade. Ao todo, 92 artista...

Full description

Main Authors: Bendassolli, Pedro F., Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Associação Brasileira de Psicologia Social 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28411
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000300014
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: O objetivo deste artigo é compreender os processos de construção das representações e estratégias identitárias utilizadas por artistas em três setores da cultura no Estado de São Paulo. Foram combinadas duas estratégias de coleta de dados: um survey e entrevistas em profundidade. Ao todo, 92 artistas aceitaram participar desta pesquisa. Os dados foram analisados com base em níveis de categorização e com o suporte de software específico. Os resultados mostram que o núcleo da representação identitária artística é formado pela auto-percepção do ar-tista como profissional vocacionado, dedicado à construção de uma obra capaz de mobilizar o outro e contribuir para um gênero estético. Já as estratégias identitárias mais comuns utilizadas são a exposição pública, o engajamento e desengajamento contínuo de projetos de duração limitada, o investimento no próprio desenvolvimento pessoal e estratégias de relacionamento com o público.