Novos espaços de participação social no contexto do desenvolvimento sustentável: as contribuições da Educomunicação
Este artigo analisa a contribuição da Educomunicação nos processos de incentivo à participação social em questões socioambientais. O texto apresenta os principais desafios da participação social no contexto do Desenvolvimento Sustentável e analisa as propostas da Educomunicação para a mobilização de...
Main Authors: | Toth, Mariann, Mertens, Frédéric, Makiuchi, Maria de Fátima Rodrigues |
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Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade
2017
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Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28542 |
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Summary: |
Este artigo analisa a contribuição da Educomunicação nos processos de incentivo à participação social em questões socioambientais. O texto apresenta os principais desafios da participação social no contexto do Desenvolvimento Sustentável e analisa as propostas da Educomunicação para a mobilização de indivíduos e coletivos por meio da promoção de relações mais homogêneas de poder; aumento do potencial de expressão; motivação para participação; e formulação de novos espaços de participação. As propostas teóricas são ilustradas com a análise de projetos educomunicativos aplicados no Brasil. Conclui-se que a Educomunicação tem potencial de agregar alternativas significativas aos desafios da participação, principalmente nas dimensões da ampliação da expressão criativa e do fomento de novos espaços de participação. |
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