Novos espaços de participação social no contexto do desenvolvimento sustentável: as contribuições da Educomunicação

Este artigo analisa a contribuição da Educomunicação nos processos de incentivo à participação social em questões socioambientais. O texto apresenta os principais desafios da participação social no contexto do Desenvolvimento Sustentável e analisa as propostas da Educomunicação para a mobilização de...

Full description

Main Authors: Toth, Mariann, Mertens, Frédéric, Makiuchi, Maria de Fátima Rodrigues
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28542
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Summary: Este artigo analisa a contribuição da Educomunicação nos processos de incentivo à participação social em questões socioambientais. O texto apresenta os principais desafios da participação social no contexto do Desenvolvimento Sustentável e analisa as propostas da Educomunicação para a mobilização de indivíduos e coletivos por meio da promoção de relações mais homogêneas de poder; aumento do potencial de expressão; motivação para participação; e formulação de novos espaços de participação. As propostas teóricas são ilustradas com a análise de projetos educomunicativos aplicados no Brasil. Conclui-se que a Educomunicação tem potencial de agregar alternativas significativas aos desafios da participação, principalmente nas dimensões da ampliação da expressão criativa e do fomento de novos espaços de participação.