Nitrogen mass balance in the Brazilian Amazon: an update

O principal objetivo deste estudo é realizar um balanço do nitrogênio em toda a Região Amazônica Brasileira. As principais entradas de nitrogênio na região foram a fixação biológica do nitrogênio que ocorre nas florestas tropicais (7,7 Tg.ano-1) e a fixação biológica do nitrogênio em terras agrícola...

Full description

Main Authors: Martinelli, Luiz Antônio, Pinto, Alexandre de Siqueira, Nardoto, Gabriela Bielefeld, Ometto, Jean Pierre Henry Baulbaud, Filoso, S., Coletta, L. D., Ravagnani, E. C.
Format: Artigo
Language: English
Published: Instituto Internacional de Ecologia 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28583
https://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842012000400007
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: O principal objetivo deste estudo é realizar um balanço do nitrogênio em toda a Região Amazônica Brasileira. As principais entradas de nitrogênio na região foram a fixação biológica do nitrogênio que ocorre nas florestas tropicais (7,7 Tg.ano-1) e a fixação biológica do nitrogênio em terras agrícolas, que ocorre principalmente devido à existência de grandes áreas de cultivo de soja, uma importante cultura de fixação de nitrogênio (1,68 Tg.ano-1). A entrada em razão do uso de fertilizantes nitrogenados (0,48 Tg.ano-1) ainda é incipiente em comparação com aquelas duas outras entradas mencionadas. Os maiores fluxos de saída foram o fluxo fluvial, que foi igual a 2,80 Tg.ano-1, e a exportação relacionada aos gêneros alimentícios, principalmente a transferência de soja e carne para outras regiões do País. O contínuo crescimento populacional e as elevadas taxas de urbanização podem representar novas ameaças sobre o ciclo do nitrogênio da região por meio da queima de combustíveis fósseis e do despejo de esgoto doméstico nos rios e córregos da região.