Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo
O crescimento econômico de um país é alvo de estudos acadêmicos desde o início do século passado. Trabalhos seminais de Aschauer (1989a-d) estudou a relação crescimento vis a vis investimento público. Seguindo esta linha utilizando dos trabalhos de Balvir e Balbir (1984) e o teste de causalidade de...
Main Authors: | Silva, Francisco Gildemir Ferreira da, Martins, Francisco Giusepe Donato, Rocha, Carlos Henrique, Araújo, Carlos Eduardo Freire |
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Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
2017
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Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29093 https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007 |
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Summary: |
O crescimento econômico de um país é alvo de estudos acadêmicos desde o início do século passado. Trabalhos seminais de Aschauer (1989a-d) estudou a relação crescimento vis a vis investimento público. Seguindo esta linha utilizando dos trabalhos de Balvir e Balbir (1984) e o teste de causalidade de Granger (1980), busca-se identificar, para o período 1950-2004 no Brasil, se investimentos em infraestrutura de transportes terrestres (ferroviário e rodoviário) causam crescimento e vice-versa. Como resultado, afirma-se que investimentos em ferrovia não movimentam a economia e que investimentos em rodovias, pelo menos para a década de 50, aumentaram de forma nominal o PIB, ou seja, movimentaram fortemente a economia. Os resultados indicam que investimentos em infraestruturas rodoviárias geram retorno para o crescimento do PIB mais cedo que investimentos em ferrovias. |
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