Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte
Treinamentos corporativos realizados via Intranet têm sido cada vez mais frequentes e o desafio de avaliá-los torna-se presente para pesquisadores e profissionais. Na pesquisa aqui apresentada, o objetivo foi verificar a efetividade de um treinamento a distância. Para tal, foi avaliado um curso na á...
Main Authors: | Mourão, Luciana, Abbad, Gardênia da Silva, Zerbini, Thaís |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
2017
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29140 https://dx.doi.org/10.5700/rausp1166 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
Treinamentos corporativos realizados via Intranet têm sido cada vez mais frequentes e o desafio de avaliá-los torna-se presente para pesquisadores e profissionais. Na pesquisa aqui apresentada, o objetivo foi verificar a efetividade de um treinamento a distância. Para tal, foi avaliado um curso na área comercial oferecido por uma instituição bancária de grande porte para seus funcionários. Foram aplicadas cinco escalas a 742 funcionários - atitudes dos participantes em relação à educação a distância, avaliação de necessidade do treinamento, suporte à aplicação do treinamento, impacto do treinamento no trabalho (profundidade e amplitude). Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais exploratórias e de consistência interna, teste t, correlações e regressão múltipla padrão. Nos resultados, revelou-se que os participantes que perceberam maior suporte na aplicação do treinamento, que tinham atitudes mais favoráveis à educação a distância e, sobretudo, que percebiam maior necessidade do treinamento, relataram maior ocorrência de impacto do treinamento no trabalho. Os achados sugerem maior atenção para a fase de diagnóstico de necessidades de capacitação, bem como disseminação contínua das vantagens da educação a distância em ambientes corporativos. |
---|