Contribuições de estudos de caso para o avanço do conhecimento sobre superdotação

Muitos foram os avanços na compreensão das distintas facetas da superdotação. Estes avanços resultaram de pesquisas, utilizando-se numerosas metodologias. Entretanto, constata-se um número muitíssimo reduzido de estudos de caso publicados, apesar de sua adequação para investigação de indivíduos com...

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Main Author: Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29784
http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193830
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Summary: Muitos foram os avanços na compreensão das distintas facetas da superdotação. Estes avanços resultaram de pesquisas, utilizando-se numerosas metodologias. Entretanto, constata-se um número muitíssimo reduzido de estudos de caso publicados, apesar de sua adequação para investigação de indivíduos com desempenho ou habilidades excepcionais. Ademais, múltiplos estudos de caso de um grupo diferenciado permitem desenvolver teorias para explicar o fenômeno, em sua complexidade e riqueza. Para ilustrar possíveis contribuições desses estudos, são apresentadas duas pesquisas, reconhecidas por expandirem o conhecimento da área. A primeira, desenvolvida por Feldman com uma amostra de crianças prodígios, que redundou na proposição da teoria da co-incidência. A segunda, realizada por Reis, com mulheres eminentes, que resultou na construção da teoria do desenvolvimento do talento feminino. A primeira teoria inclui distintos fatores que se associam ao surgimento de prodígios e a segunda, às condições que possibilitam realizações excepcionais em mulheres, elementos esses anteriormente pouco conhecidos.