Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais
Neste artigo, temos como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC - como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais, levando em consideração as mudanças nas interações sociais na sociedade contemporânea que contribuem para a constit...
Main Authors: | Costa, Sandra Regina Santana, Duqueviz, Barbara Cristina, Pedroza, Regina Lúcia Sucupira |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
2017
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29785 http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
Neste artigo, temos como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC - como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais, levando em consideração as mudanças nas interações sociais na sociedade contemporânea que contribuem para a constituição da subjetividade desses jovens. Apoiamo-nos, para tanto, em autores como Buckingham (2009, 2010), Delors (1998), Franco (2013), Koutropoulos (2011), Palfrey e Gasser (2011), Rossato (2014) e Vygotsky (1930, 1934/2001), entre outros, para fundamentar este estudo bibliográfico. As TDIC são instrumentos mediadores da aprendizagem, principalmente no que diz respeito ao conhecer e ao fazer, e, também, para acessar a cultura tecnopopular, embora tal potencialidade seja pouco utilizada na escola. |
---|