Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais

Neste artigo, temos como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC - como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais, levando em consideração as mudanças nas interações sociais na sociedade contemporânea que contribuem para a constit...

Full description

Main Authors: Costa, Sandra Regina Santana, Duqueviz, Barbara Cristina, Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29785
http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: Neste artigo, temos como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC - como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais, levando em consideração as mudanças nas interações sociais na sociedade contemporânea que contribuem para a constituição da subjetividade desses jovens. Apoiamo-nos, para tanto, em autores como Buckingham (2009, 2010), Delors (1998), Franco (2013), Koutropoulos (2011), Palfrey e Gasser (2011), Rossato (2014) e Vygotsky (1930, 1934/2001), entre outros, para fundamentar este estudo bibliográfico. As TDIC são instrumentos mediadores da aprendizagem, principalmente no que diz respeito ao conhecer e ao fazer, e, também, para acessar a cultura tecnopopular, embora tal potencialidade seja pouco utilizada na escola.