Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores

Objetivo: caracterizar a linguagem de adolescentes deficientes auditivos oralizados que frequentam a escola regular, assim como a percepção do professor a respeito da comunicação desses alunos. Métodos: amostras de fala espontânea de adolescentes portadores de perda auditiva pré-linguística de grau...

Full description

Main Authors: Melo, Edinizis Belusi de, Monteiro, Thaís Regina, Garcia, Vera Lúcia
Format: Artigo
Language: Portuguese
English
Published: ABRAMO - Associação Brasileira de Motricidade Orofacial 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29837
http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: Objetivo: caracterizar a linguagem de adolescentes deficientes auditivos oralizados que frequentam a escola regular, assim como a percepção do professor a respeito da comunicação desses alunos. Métodos: amostras de fala espontânea de adolescentes portadores de perda auditiva pré-linguística de grau severo ou profundo e entrevista com os professores. Resultados: as maiores dificuldades apresentadas pelos indivíduos na avaliação fonoaudiológica foram em relação à linguagem abstrata e à inteligibilidade de fala; no relato dos professores foram em relação à argumentação em avaliações escritas e à conversação com mais de um interlocutor. Conclusão: apesar do grau de perda auditiva apresentado pelos indivíduos, observou-se um bom desempenho destes quanto à comunicação, sendo esta efetiva em sua vida diária e escolar.