Prevalence of hypertension among adolescents : systematic review and meta-analysis
Objetivo: estimar a prevalência de hipertensão arterial entre adolescentes escolares brasileiros. Métodos: foi realizada revisão sistemática de estudos transversais de base escolar. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados Medline, Embase, Scopus, Lilacs, SciELO, Web of Science, Banco de tese...
Main Authors: | Gonçalves, Vivian Siqueira Santos, Galvão, Taís Freire, Andrade, Keitty Regina Cordeiro de, Dutra, Eliane Said, Bertolin, Maria Natacha Toral, Carvalho, Kenia Mara Baiocchi de, Pereira, Maurício Gomes |
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Format: | Artigo |
Language: | English Portuguese |
Published: |
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
2017
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Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30017 http://dx.doi.org/10.1590/S1518-8787.2016050006236 |
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ir-10482-300172018-10-15T14:35:04Z Prevalence of hypertension among adolescents : systematic review and meta-analysis Prevalência de hipertensão arterial entre adolescentes : revisão sistemática e metanálise Gonçalves, Vivian Siqueira Santos Galvão, Taís Freire Andrade, Keitty Regina Cordeiro de Dutra, Eliane Said Bertolin, Maria Natacha Toral Carvalho, Kenia Mara Baiocchi de Pereira, Maurício Gomes Adolescentes Hipertensão Objetivo: estimar a prevalência de hipertensão arterial entre adolescentes escolares brasileiros. Métodos: foi realizada revisão sistemática de estudos transversais de base escolar. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados Medline, Embase, Scopus, Lilacs, SciELO, Web of Science, Banco de teses da Capes e Tripdatabase. Além disso, foram examinadas as listas de referências bibliográficas dos estudos relevantes para identificar artigos potencialmente elegíveis. Não foram aplicadas restrições da data de publicação, idioma ou status de publicação. Os estudos foram selecionados por duas avaliadoras independentes que também extraíram os dados e avaliaram a qualidade metodológica seguindo oito critérios relacionados à amostragem, mensuração da pressão arterial e apresentação dos resultados. Calculou-se a metanálise utilizando modelo de efeitos randômicos e foram realizadas análises para investigação de heterogeneidade. Resultados: foram recuperados 1.577 artigos na busca, e 22 foram incluídos na revisão. Os artigos incluídos corresponderam a 14.115 adolescentes, sendo 51,2% (n = 7.230) do sexo feminino. Houve variedade de técnicas, equipamentos e referências utilizados. A prevalência de hipertensão foi 8,0% (IC95% 5,0–11,0; I2 = 97,6%), sendo no sexo masculino 9,3% (IC95% 5,6–13,6; I2 = 96,4%) e no feminino, 6,5% (IC95% 4,2–9,1; I2 = 94.2%). A metarregressão não identificou as causas da heterogeneidade entre os estudos. Conclusões: apesar das diferenças encontradas nas metodologias dos estudos incluídos, os resultados desta revisão sistemática indicam que a hipertensão arterial é prevalente na população escolar adolescente no Brasil. Para investigações futuras sugere-se a padronização de técnicas, equipamentos e referências visando à melhoria da qualidade metodológica dos estudos. Objective: to estimate the prevalence of hypertension among adolescent Brazilian students. Methods: a systematic review of school-based cross-sectional studies was conducted. The articles were searched in the databases MEDLINE, Embase, Scopus, LILACS, SciELO, Web of Science, CAPES thesis database and Trip Database. In addition, we examined the lists of references of relevant studies to identify potentially eligible articles. No restrictions regarding publication date, language, or status applied. The studies were selected by two independent evaluators, who also extracted the data and assessed the methodological quality following eight criteria related to sampling, measuring blood pressure, and presenting results. The meta-analysis was calculated using a random effects model and analyses were performed to investigate heterogeneity. Results: we retrieved 1,577 articles from the search and included 22 in the review. The included articles corresponded to 14,115 adolescents, 51.2% (n = 7,230) female. We observed a variety of techniques, equipment, and references used. The prevalence of hypertension was 8.0% (95%CI 5.0–11.0; I2 = 97.6%), 9.3% (95%CI 5.6–13.6; I2 = 96.4%) in males and 6.5% (95%CI 4.2–9.1; I2 = 94.2%) in females. The meta-regression failed to identify the causes of the heterogeneity among studies. Conclusions: despite the differences found in the methodologies of the included studies, the results of this systematic review indicate that hypertension is prevalent in the Brazilian adolescent school population. For future investigations, we suggest the standardization of techniques, equipment, and references, aiming at improving the methodological quality of the studies. 2017-12-07T05:14:59Z 2017-12-07T05:14:59Z 2016 Artigo GONÇALVES, Vivian Siqueira Santos et al. Prevalence of hypertension among adolescents: systematic review and meta-analysis. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 50, 27, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102016000100504&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 mar. 2018. Epub May 24, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1518-8787.2016050006236. __________________________________________________________________________________________________________________________________________ GONÇALVES, Vivian Siqueira Santos et al. Prevalência de hipertensão arterial entre adolescentes: revisão sistemática e metanálise. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 50, 27, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102016000100504&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 mar. 2018. Epub May 24, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1518-8787.2016050006236. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30017 http://dx.doi.org/10.1590/S1518-8787.2016050006236 en pt Acesso Aberto Revista de Saúde Pública - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102016000100504&lng=en&nrm=iso&tlng=en&ORIGINALLANG=en. Acesso em: 15 mar. 2018. application/pdf application/pdf Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo |
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Objetivo: estimar a prevalência de hipertensão arterial entre adolescentes escolares brasileiros. Métodos: foi realizada revisão sistemática de estudos transversais de base escolar. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados Medline, Embase, Scopus, Lilacs, SciELO, Web of Science, Banco de teses da Capes e Tripdatabase. Além disso, foram examinadas as listas de referências bibliográficas dos estudos relevantes para identificar artigos potencialmente elegíveis. Não foram aplicadas restrições da data de publicação, idioma ou status de publicação. Os estudos foram selecionados por duas avaliadoras independentes que também extraíram os dados e avaliaram a qualidade metodológica seguindo oito critérios relacionados à amostragem, mensuração da pressão arterial e apresentação dos resultados. Calculou-se a metanálise utilizando modelo de efeitos randômicos e foram realizadas análises para investigação de heterogeneidade. Resultados: foram recuperados 1.577 artigos na busca, e 22 foram incluídos na revisão. Os artigos incluídos corresponderam a 14.115 adolescentes, sendo 51,2% (n = 7.230) do sexo feminino. Houve variedade de técnicas, equipamentos e referências utilizados. A prevalência de hipertensão foi 8,0% (IC95% 5,0–11,0; I2 = 97,6%), sendo no sexo masculino 9,3% (IC95% 5,6–13,6; I2 = 96,4%) e no feminino, 6,5% (IC95% 4,2–9,1; I2 = 94.2%). A metarregressão não identificou as causas da heterogeneidade entre os estudos. Conclusões: apesar das diferenças encontradas nas metodologias dos estudos incluídos, os resultados desta revisão sistemática indicam que a hipertensão arterial é prevalente na população escolar adolescente no Brasil. Para investigações futuras sugere-se a padronização de técnicas, equipamentos e referências visando à melhoria da qualidade metodológica dos estudos. |
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