Desempenho, autorregulação e competências de empreendedores de indústrias criativas brasileiras
O objetivo deste artigo foi testar o poder preditivo das competências empreendedoras sobre o desempenho de profissionais nas indústrias criativas. O desempenho foi mensurado com base na percepção dos empreendedores sobre indicadores de resultado do negócio (e.g., lucratividade) e sobre relacionament...
Main Authors: | Bendassolli, Pedro F., Borges-Andrade, Jairo Eduardo, Gondim, Sonia Maria, Makhamed, Yasmin Makhamid |
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Format: | Artigo |
Language: | Portuguese English |
Published: |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
2017
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Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30143 http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne221 |
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ir-10482-301432021-04-12T15:28:21Z Desempenho, autorregulação e competências de empreendedores de indústrias criativas brasileiras Performance, self-regulation, and competencies of entrepreneurs in Brazilian creative industries Bendassolli, Pedro F. Borges-Andrade, Jairo Eduardo Gondim, Sonia Maria Makhamed, Yasmin Makhamid Empreendedorismo Competências Autorregulação Indústrias criativas O objetivo deste artigo foi testar o poder preditivo das competências empreendedoras sobre o desempenho de profissionais nas indústrias criativas. O desempenho foi mensurado com base na percepção dos empreendedores sobre indicadores de resultado do negócio (e.g., lucratividade) e sobre relacionamentos sociais e carreira (e.g., a imagem do negócio e os avanços na própria carreira). A mediação exercida pela autorregulação também foi testada. Participaram 295 profissionais das indústrias criativas brasileiras. Os dados foram analisados por meio de análises fatoriais e de análise de regressão multivariada. Os resultados indicam que as competências de estratégia e planejamento foram preditores da percepção de desempenho, tanto dos indicadores de resultado do negócio (R2 RF = 0,20) quanto dos relacionamentos sociais e de carreira (R2 RF = 0,24). Uma dimensão da autorregulação, automonitoramento, apresentou mediação parcial sobre a variável-critério (0,09 e 0,10, respectivamente, p<0.001). Os empreendedores do setor de música apresentaram escores significativamente mais elevados nas competências avaliadas. Implicações práticas dos resultados são discutidas. The prediction of entrepreneurial competencies on the perception of business performance by creative industries professionals was tested. Performance was measured based on the entrepreneurs’ perception concerning their satisfaction with the enterprise performance indicators (e.g., profitability) and their social relationships and career (e.g., the image of the enterprise and personal career advancement). Mediation of self-regulation was also tested. Participants were 295 professionals from the Brazilian creative industries. Data were analyzed using both the factor analysis and multivariate multiple linear regression. Strategy and Planning competencies were predictors of performance perception, regarding enterprise performance indicators (R2 FR = 0.20) and social relationship and career (R2 FR = 0.24). The self-monitoring dimension of self-regulation showed partial mediation (0.09 and 0.10, respectively, p<0.001). Entrepreneurs from the music industry had significantly higher scores. Practical implications of these results are discussed. 2017-12-07T05:18:11Z 2017-12-07T05:18:11Z 2016 Artigo BENDASSOLLI, Pedro F. et al. Desempenho, autorregulação e competências de empreendedores de indústrias criativas brasileiras. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne221, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500220&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne221. _____________________________________________________________________________________________________________________________________ BENDASSOLLI, Pedro F. et al. Performance, self-regulation, and competencies of entrepreneurs in Brazilian creative industries. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne221, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500220&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne221. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30143 http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne221 pt en Acesso Aberto Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500220&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018. application/pdf application/pdf Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
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Empreendedorismo Competências Autorregulação Indústrias criativas |
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O objetivo deste artigo foi testar o poder preditivo das competências empreendedoras sobre o desempenho de profissionais nas indústrias criativas. O desempenho foi mensurado com base na percepção dos empreendedores sobre indicadores de resultado do negócio (e.g., lucratividade) e sobre relacionamentos sociais e carreira (e.g., a imagem do negócio e os avanços na própria carreira). A mediação exercida pela autorregulação também foi testada. Participaram 295 profissionais das indústrias criativas brasileiras. Os dados foram analisados por meio de análises fatoriais e de análise de regressão multivariada. Os resultados indicam que as competências de estratégia e planejamento foram preditores da percepção de desempenho, tanto dos indicadores de resultado do negócio (R2 RF = 0,20) quanto dos relacionamentos sociais e de carreira (R2 RF = 0,24). Uma dimensão da autorregulação, automonitoramento, apresentou mediação parcial sobre a variável-critério (0,09 e 0,10, respectivamente, p<0.001). Os empreendedores do setor de música apresentaram escores significativamente mais elevados nas competências avaliadas. Implicações práticas dos resultados são discutidas. |
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