Formação de pesquisadores em educação no Brasil, o papel das agências e a educação básica
Este texto contempla uma discussão sobre o processo de distribuição das Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq e se sustenta em uma descrição sobre a evolução dos programas de pós-graduação no país, em particular, na área de educação. Com isso, problematiza a contribuição desses programas para...
Main Author: | Castioni, Remi |
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Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Fundação CESGRANRIO
2017
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Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30263 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000100009 |
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Este texto contempla uma discussão sobre o processo de distribuição das Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq e se sustenta em uma descrição sobre a evolução dos programas de pós-graduação no país, em particular, na área de educação. Com isso, problematiza a contribuição desses programas para a educação básica e identifica que uma das formas de estimular essa relação é o sistema de Bolsas de Produtividade. No entanto, a escassa transparência sobre o processo de distribuição dessas bolsas e sua excessiva concentração em determinadas regiões do país corroboram para a defesa de reforçar o papel dos grupos de pesquisa e a redefinição de novos critérios de seleção dessas bolsas, considerando as demandas do novo Plano Nacional de Educação. |
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