Determinação da orientação estratégica do Polo Moveleiro do Alto Vale do Rio Negro
O objetivo do trabalho é caracterizar e identificar a estratégia competitiva desenvolvida pelo polo moveleiro do Alto Vale do Rio Negro a partir das três estratégias genéricas propostas por Porter (1980): baixo custo, diferenciação e foco. A identificação das estratégias foi por meio da aplicação de...
Main Authors: | Loper, Ailson Augusto, Almeida, Alexandre Nascimento de, Silva, João Carlos Garzel Leodoro da, Angelo, Humberto |
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Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
2017
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Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30452 http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.038113 |
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Summary: |
O objetivo do trabalho é caracterizar e identificar a estratégia competitiva desenvolvida pelo polo moveleiro do Alto Vale do Rio Negro a partir das três estratégias genéricas propostas por Porter (1980): baixo custo, diferenciação e foco. A identificação das estratégias foi por meio da aplicação de questionário e análise de correspondência. Em geral, as empresas do polo são exportadoras, de médio ou pequeno porte, produzem móveis residenciais, retilíneos sob encomenda ou de forma seriada. A análise dos dados evidenciou que o grupo de moveleiras analisadas não apresenta uma estratégia genérica pura, pois as estratégias de baixo custo e diferenciação foram consideradas igualmente importantes. Verificou-se que as firmas com maior parte da sua produção voltada para o mercado externo adotam a estratégia de baixo custo e as moveleiras de grande porte perseguem a estratégia de baixo custo e diferenciação simultaneamente. |
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