Desafios da diversidade em sala de aula : um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes
Este artigo procura refletir sobre performances narrativas produzidas por crianças imigrantes em um contexto escolar marcado por intensa diversidade cultural. A análise foi fundamentada nos dados obtidos por meio da pesquisa etnográfico-propositiva intitulada Pequenos Narradores, realizada entre os...
Main Author: | Hartmann, Luciana |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Centro de Estudos Educação e Sociedade
2018
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30618 http://dx.doi.org/10.1590/cc0101-32622017168668 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
Este artigo procura refletir sobre performances narrativas produzidas por crianças imigrantes em um contexto escolar marcado por intensa diversidade cultural. A análise foi fundamentada nos dados obtidos por meio da pesquisa etnográfico-propositiva intitulada Pequenos Narradores, realizada entre os anos de 2014 e 2015, em duas escolas públicas de ensino fundamental de Paris, França, nas chamadas CLIN - classes de iniciação do francês para crianças não francófonas. Como estratégia metodológica, foram realizadas diversas atividades lúdicas no sentido de favorecer a produção narrativa na sala de aula. A agência das crianças na escolha do que e como contar foi analisada sob a perspectiva dos estudos da performance. Constatou-se que, nesse contexto, as performances narrativas constituem um elemento importante não apenas na tradução e organização das experiências dessas crianças imigrantes, mas, sobretudo, na criação e transformação dessas experiências diante da realidade de vida no novo país. |
---|