A carroça ao lado do avião : o direito à cidade metropolitana em Brasília

A teoria do desenvolvimento desigual e combinado ajuda a entender o processo de metropolização de Brasília. Esse nexo, além das dimensões socioeconômicas próprias àquela teoria, possui dimensão urbanística: um urbanismo pautado pelo ideário do movimento moderno inscreveu-se na forma de um avião como...

Full description

Main Author: Schvarsberg, Benny
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo 2018
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30931
http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2017-3813
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-30931
recordtype dspace
spelling ir-10482-309312021-06-01T18:23:12Z A carroça ao lado do avião : o direito à cidade metropolitana em Brasília The wagon beside the airplane : the right to the metropolitan city in Brasília Schvarsberg, Benny Metrópoles Brasília (DF) A teoria do desenvolvimento desigual e combinado ajuda a entender o processo de metropolização de Brasília. Esse nexo, além das dimensões socioeconômicas próprias àquela teoria, possui dimensão urbanística: um urbanismo pautado pelo ideário do movimento moderno inscreveu-se na forma de um avião como matriz do território que se metropolizou. Derivações da metropolização periférica não lhe acompanharam fazendo contraponto paradoxal: surgem bem posteriormente, portanto mais atuais; quanto mais recentes, mais atrasadas e antigas se configuram, parecendo pertencer a tempos remotos ao urbanismo modernista, convivendo funcionalmente no território metropolitano. O texto utiliza o binômio Carroça & Avião para a reflexão de políticas de reprodução de padrões de precariedade urbana expressas no primeiro termo fazendo parte do mesmo processo que garante privilégios a áreas bem providas da metrópole expressas no segundo termo. The theory of combined and uneven development helps to understand the metropolization process of Brasília. This nexus, in addition to the socioeconomic dimensions that are part of that theory, has an urban dimension: an urban design guided by the ideas of the modern movement was inscribed, in the form of an airplane, as the originating matrix of the territory that became a metropolis. Derivations of the peripheral metropolization have not accompanied it and have made a paradoxical counterpoint: they emerge much later and, the more recent they are, the more old-fashioned and archaic they are configured, seeming to belong to periods before the modern urbanism of the 20th century, co-existing in a functional manner in the metropolitan territory. In the article, we use the binomial Wagon & Airplane to reflect on policies that reproduce urban precariousness patterns, expressed in the first term; they are part of the same process that ensures privileges to well-equipped areas of the metropolis, which are expressed in the second term. 2018-01-04T19:15:48Z 2018-01-04T19:15:48Z 2017-01 Artigo SCHVARSBERG, Benny. A carroça ao lado do avião: o direito à cidade metropolitana em Brasília. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 19, n. 38, p. 313-334, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-99962017000100313&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2017-3813. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30931 http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2017-3813 pt Acesso Aberto Cadernos Metrópole - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-99962017000100313&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 jan. 2018. application/pdf Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Metrópoles
Brasília (DF)
spellingShingle Metrópoles
Brasília (DF)
Schvarsberg, Benny
A carroça ao lado do avião : o direito à cidade metropolitana em Brasília
description A teoria do desenvolvimento desigual e combinado ajuda a entender o processo de metropolização de Brasília. Esse nexo, além das dimensões socioeconômicas próprias àquela teoria, possui dimensão urbanística: um urbanismo pautado pelo ideário do movimento moderno inscreveu-se na forma de um avião como matriz do território que se metropolizou. Derivações da metropolização periférica não lhe acompanharam fazendo contraponto paradoxal: surgem bem posteriormente, portanto mais atuais; quanto mais recentes, mais atrasadas e antigas se configuram, parecendo pertencer a tempos remotos ao urbanismo modernista, convivendo funcionalmente no território metropolitano. O texto utiliza o binômio Carroça & Avião para a reflexão de políticas de reprodução de padrões de precariedade urbana expressas no primeiro termo fazendo parte do mesmo processo que garante privilégios a áreas bem providas da metrópole expressas no segundo termo.
format Artigo
author Schvarsberg, Benny
author_sort Schvarsberg, Benny
title A carroça ao lado do avião : o direito à cidade metropolitana em Brasília
title_short A carroça ao lado do avião : o direito à cidade metropolitana em Brasília
title_full A carroça ao lado do avião : o direito à cidade metropolitana em Brasília
title_fullStr A carroça ao lado do avião : o direito à cidade metropolitana em Brasília
title_full_unstemmed A carroça ao lado do avião : o direito à cidade metropolitana em Brasília
title_sort carroça ao lado do avião : o direito à cidade metropolitana em brasília
publisher Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
publishDate 2018
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30931
http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2017-3813
_version_ 1710449568281264128
score 13.657419